“O Bloco de Esquerda está frontalmente contra o encerramento de tribunais no distrito de Santarém e manifesta a sua total solidariedade com os que se manifestam contra o roubo de mais este serviço público essencial”, afirma em comunicado esta força política.
A decisão, tomada “à revelia dos autarcas e, nalguns casos, baseada em números errados, é um ataque às populações mais fragilizadas e mais afastadas dos grandes centros urbanos” e reforçam: “tal como o acesso à saúde, à educação, à segurança social e a reformas dignas --- o acesso fácil à justiça é premissa essencial da liberdade e da democracia”.
O BE não “aceita que a política imposta pela troika esvazie o conteúdo democrático da nossa vivência comum, numa espiral cega de cortes que apenas nos conduz para a recessão e para o abismo”. Sobretudo porque os encerramentos anunciados localizam-se “onde os serviços públicos são mais necessários. O ataque incide sobretudo em concelhos do interior, menos populosos. Aí, o esforço deveria ir no sentido oposto: aproximar os serviços públicos de populações e combater a desertificação”.