A Câmara Municipal de Abrantes revelou que foram detetadas concentrações de alumínio, superiores às dos valores recomendados, na água de consumo fornecida através do Sistema Público de Abastecimento de Bemposta. O abastecimento de água potável será assegurada à população pelos bombeiros de Abrantes.
Até que a situação se regularize, aconselha-se a todos que não bebam nem confecionem alimentos com a água do sistema público. O abastecimento público continuará a ser feito na freguesia uma vez que a água poderá continuar a ser utilizada na higiene pessoal, em lavagens, nas regas e outros usos que não impliquem a ingestão. Também não deverá ser utilizada, em qualquer circunstância, a água de nascentes, fontanários ou poços, pois ao contrário da rede não são águas controladas.
A autarquia esclarece que estes valores não resultam de nenhum problema relativo ao tratamento da água, e que estão relacionado com os solos, condições climatéricas com forte impacto no nível freático da zona envolvente e aumento progressivo dos caudais.
A Câmara Municipal de Abrantes afirma que estão a ser desenvolvidos todos os esforços para reposição da qualidade da água da rede de abastecimento em Bemposta. Os Serviços Municipalizados de Abrantes estão a monitorizar a situação e assim que se regresse aos valores regulamentares a população será informada. Como medida preventiva, os serviços municipalizados vão instalar um sistema com filtro que irá permitir corrigir esta situação.