Home »
12 ABR 2013
"O Azulejo em Portugal" na Escola Manuel Fernandes
Por Jornal Abarca

De forte sentido cenográfico descritivo e monumental, o azulejo é considerado hoje como uma das produções mais originais da cultura portuguesa, onde se dá a conhecer, como num extenso livro ilustrado de grande riqueza cromática, não só a história, mas também a mentalidade e o gosto de cada época.

Peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente quadrada em que uma das faces é vidrada, reflete, além da luz, o repertório do imaginário português, a sua preferência pela descrição realista e a sua atração pelo intercâmbio cultural.

O Museu Nacional do Azulejo, entidade que detém a maior coleção de azulejos do mundo, em colaboração com o Instituto Camões, disponibiliza uma exposição itinerante sobre a história do Azulejo em Portugal, que permite dar a conhecer a evolução desta expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa no mundo.

Esta exposição, composta por 20 cartazes a que se adicionou alguns exemplares de azulejos disponibilizados pelo Museu Dom Lopo de Almeida, estará patente ao público na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes entre os dias 22 de abril e 5 de maio, das 17h00 às 21h12.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design