A Paróquia de Santiago e São Mateus e a comunidade cristã de Sardoal promovem, dia 5 de Fevereiro, a tradicional Festa de S. Sebastião. O evento tem lugar pelas 15 horas.
O cortejo religioso sairá da Capela de S. Sebastião, situada na zona antiga das Olarias, a caminho da Igreja Matriz, acompanhado pela Filarmónica União Sardoalense, integrando os andores com as fogaças (bolos confecionados especialmente para esta festividade) e outras oferendas doadas pela população local (fruta, azeite, enchidos, produtos agrícolas, etc.).
Haverá missa à qual se seguirá um leilão dessas fogaças, no Adro da Igreja Matriz, cujo lucro reverte para as atividades da paróquia. Este ano servirá para minimizar os custos com um equipamento sonoro adquirido para a Matriz.
S. Sebastião foi um soldado romano, tornado Mártir nas guerras por via da sua cristandade. No Sardoal, esta festa terá sido instituída em meados do século XVI, em agradecimento à cura de uma epidemia que aqui grassava. Durante a guerra colonial (1960-1974) o andor do Santo Mártir Sebastião era transportado pelos ex-combatentes sardoalenses regressados das missões em África. Atualmente é conduzido pelos Bombeiros Municipais, fardados a rigor.