O FINAbrantes, cujo regulamento, aguarda aprovação pela Câmara Municipal, foi apresentado no dia 19 de julho. O novo modelo do programa de financiamento às atividades realizadas pelo movimento associativo do concelho vai revogar as normas dos programas que vigoraram nos últimos anos.
Abrangendo cinco medidas, Cultura, Desporto, Juventude, Social e Eventos, o novo programa pretende introduzir mais qualidade e inovação na articulação entre o movimento associativo e a Câmara, atingir um maior acompanhamento técnico, maior rigor na realização das atividades, mais otimização dos recursos do município e uma melhor coordenação dos eventos, evitando-se a sobreposição de atividades.
Todas as entidades que apresentem candidaturas deverão estar inscritas no registo municipal das coletividades e a formalização das candidaturas será realizada através de formulário específico. Após a aprovação da candidatura, haverá um prazo de 10 dias para a assinatura do contrato-programa. Quanto à transferência do apoio financeiro decorrerá em três fases.
Os prazos das candidaturas passam a ser, para o desporto, até 30 de setembro e para as restantes atividades até 30 de novembro.