O Festival Povos do Mundo regressa a Ponte de Sor nos dois primeiros fins de semana de agosto. O Município de Ponte de Sor e a Associação de Folcloristas do Alto Alentejo vão trazer até ao Anfiteatro Municipal da Zona Ribeirinha, grupos provenientes do México, Ucrânia, Eslováquia e Ilha Martinica, a 4 e 10 de agosto, em espetáculos marcados para as 22 horas.
Dia 4 de Agosto de 2012 - “Yunist Podillya” Folk Dance Group, popular grupo de dança maioritariamente constituído por universitários, proveniente de Khmelnitsky, Ucrânia. O grupo ucraniano é composto por 30 membros do grupo de dança, 6 solistas e 8 pessoas na orquestra. “Yunist Podillya” baseia-se na dança ucraniana, onde os costumes e tradições do país de leste estão bem vincados.
“Alma Huasteca” y “Mariachi son de Hidalgo”, juntaram-se em 2010 com o objetivo de desenvolver e transmitir o folclore mexicano além-fronteiras. Atualmente juntos os dois grupos “Alma Huasteca” e Mariachi “Son de Hidalgo” tem provado ser um dos melhores representantes do México a nível internacional em musicais.
Dia 10 de Agosto de 2012 - “Folklore Ensemble Jurosik” , criado em 2007 na cidade de Michalovce (capital da região de Zemplin). Atualmente o grupo possui 50 membros entre os 15 e os 17 anos de idade, sendo que a maior parte dos novos membros são provenientes de conjuntos infantis de folclore. O Jurosik dança coreografias provenientes das regiões de Saris, Zemplin, Myjava e Spis.
"Ballett Exotic de la Martinique" é uma associação que já existe há mais de 18 anos, que tem como objetivo difundir e partilhar o gosto pela dança. A vontade de dar a conhecer Martinica através de danças, ritmos, rapidamente se propagou. Este grupo interpreta todas as danças de Martinica, desde danças de salão a dança de tambores, devido às suas origens africanas.