Trinta quadros pintados com tintas desenvolvidas com azeite vão estar patentes durante um mês na antiga cadeia de Constância. A exposição colectiva, resultante do workshop “Pintura com Azeite, Ouro Líquido da Região”, vai ser inaugurada no próximo dia 3 de Agosto, às 17h, em terras constancienses.
Após ter estado patente no Mercado Criativo de Abrantes (antigo mercado municipal) entre 21 de Junho e 20 de Julho, a mostra dos trabalhos realizados por 10 formandos, sob a orientação do pintor Massimo Esposito, vai passar pela antiga cadeia da Vila Poema. O horário de visita é de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 17h 30 e nos fins-de-semana das 14h30 às 18h.
Esta exposição congrega 30 obras de autores da região que realizaram um workshop, dinamizado pela TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em parceria com os produtores dos Azeites da Nossa Terra® e com a Escola de Pintura Atelier do Massimo.
Refira-se que o workshop “Pintura com azeite, ouro líquido da região” iniciou no dia 21 de Abril e era destinado a pessoas que já dominassem as técnicas básicas de pintura a óleo.
Neste pequeno curso de quatro sessões, o pintor partilhou o aperfeiçoamento que fez a esta técnica da Antiguidade e muito utilizada pelos renascentistas numa aula teórica e três sessões práticas nos olivais dos produtores dos Azeites da Nossa Terra.
Com o objectivo de valorizar os produtos locais, olhando para eles, neste caso o azeite, de outra forma, esta iniciativa com o apoio da abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR), integra o trabalho que tem sido desenvolvido pela TAGUS.