Home »
03 ABR 2014
Diferenciação no Centro Hospitalar abre Jornadas de Urologia em Tomar
Por Jornal Abarca
Dr Paulo Vasco e Dr João Dias
Dr Paulo Vasco e Dr João Dias

Diferenciação, um caminho estratégico de qualidade no Centro Hospitalar do Médio Tejo é o grande tema de abertura das Jornadas do Serviço de Urologia do CHMT, que decorrerão nos dias 4 e 5 de Abril, em Tomar. 

Este tema será uma das novidades do programa deste ano, como refere João Dias, Director do Serviço de Urologia e responsável pelas Jornadas, sublinhando que “este ano introduzimos uma sessão de divulgação do empenho na diferenciação dos cuidados prestados no C.H.M.T”.

Para Paulo Vasco, Urologista, que será o moderador desta sessão, a Diferenciação existe em imensos domínios e há vários traços comuns, quer se trate de Economia, de Biologia, ou de outra área. “Trata-se de Especialização, capacidade de Evolução, ou seja, de características a que todos os sistemas têm de recorrer para conseguirem sobreviver e resistir ao seu aniquilamento” .

Sobre o Centro Hospitalar do Médio Tejo, refere que “é uma organização recente, com características únicas e complexas, que a tornam diferente da grande maioria das que lhe são concorrentes” e que em 2011 iniciou “uma profunda reorganização” que “precisa da Diferenciação para resistir e crescer”.

Paulo Vasco, diz mesmo que o CHMT “precisa de criar e desenvolver várias áreas altamente especializadas que o tornem numa referência atractiva e num lugar de trabalho apelativo para novas e competentes gerações de profissionais”, concluindo que “só assim terá segurança a sua viabilidade”. Num quadro extremamente competitivo e condicionados por restrições cada vez maiores, considera que “vai ser necessário às organizações hospitalares serem e fazerem diferente para poderem resistir e crescer". 

Este primeiro grande debate das Jornadas e que contará com as presenças de Sequeira Andrade, Nefrologia; Vanda Pratas Vital e Filipe Catela, Cirurgia Pediátrica; Nuno Catorze, Cuidados Intensivos; Firmo Mineiro: Cirurgia Laparoscópica; João Dias, EndoUrologia; Nuno Franco, Anestesiologia, Cuidados Paliativos, Dor Crónica; Isabel Pazos: Oncologia.

Outro dos grandes destaques das Jornadas é a Conferência de encerramento, que este ano tem como tema “Olhar-se e ser foco do olhar: a relevância clínica da imagem corporal”, com a Professora Doutora Patrícia Pascoal, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. 

A conferência de encerramento, pretende ser “o terminar das Jornadas em reflexão sobre o que tem uma importância fundamental para o bem estar individual e social, a imagem corporal, procurando estimular os profissionais de saúde, no seu papel, nesta matéria”, afirma João Dias, responsável das Jornadas. Sublinha ainda que “a conferencista, que amavelmente aceitou o nosso convite, está a criar elevadas expectativas”.

Recorde-se que “Urologia Actual: debate hoje, melhor prática amanhã” é o tema destas Jornadas, que durante dois dias irão reunir cerca de 400 participantes, maioritariamente médicos e enfermeiro e que contam novamente com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Sociedade Portuguesa de Andrologia e Associação Portuguesa de Urologia. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design