Em 1527, escreveu Gil Vicente na “Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela”: “Peço-vo-lo que canteis/ À guiza do Sardoal/ esse é o outro carrascal/ esperai ora e vereis…”. “À guiza de Sardoal” é como se vai chamar o espetáculo de encerramento das Festas do Concelho 2012, na noite de 23 de setembro.
O espetáculo é produzido, encenado e interpretado pelo GETAS – Centro Cultural, com o apoio de instrumentistas da Filarmónica União Sardoalense e pares dançantes do Rancho Folclórico “Os Resineiros” de Alcaravela. O DJ local Ricardo Constantino (“Mc Vipe”) também vai participar.
O encerramento dos festejos, a cargo das principais associações e agentes culturais do concelho, envolve cerca de meia centena de pessoas e todo ele é original. As letras e os textos são da autoria de Mário Jorge Sousa e as músicas de António Miguel Borges, que também assina os arranjos e a direção musical. “À guiza do Sardoal” é uma viagem musical e poética por todo o concelho, homenageando terras, monumentos e locais de afeto, desde os Moinhos de Vento de Entrevinhas, até ao Pelourinho, passando pelo Cimo do Convento, Adro da Igreja, Chafariz das Três Bicas e ruas velhas.
As canções serão complementadas com a projeção de vídeos originais produzidos para esse efeito e por imagens artísticas que vão jogar com ambiências de som e luz.