Home »
03 ABR 2014
Entroncamento: Consulta do Viajante e Centro de Vacinação Internacional
Por Jornal Abarca

Sempre que pretenda viajar para fora do país deve dirigir-se a uma consulta de saúde do viajante. Se viaja com a família, designadamente com crianças, idosos, pessoas com medicação crónica, existem cuidados especiais a ter em conta. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo dispõe agora de um novo local de vacinação internacional e consulta do viajante no Entroncamento. Localizado na Rua Miguel Bombarda, o centro de vacinação internacional funciona à terça-feira das 9h às 13h e à quinta-feira das 15h às 18h. Já a consulta do viajante funciona quinzenalmente à terça-feira das 9h às 13h.

As consultas de saúde do viajante servem para: 1. Aconselhar as medidas preventivas a adoptar antes, durante e depois da viagem. Estas medidas incluem a vacinação, medicação preventiva da malária, informação sobre higiene individual, cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, e outros aspectos para que deve estar alerta quando viaja. Também são fornecidas informações sobre a assistência médica e segurança no país de destino e aconselhamento sobre a farmácia que o viajante deve levar consigo; 2. Aconselhar nomeadamente grávidas, crianças, idosos, indivíduos com doenças crónicas sob medicação, entre outros;  3. Prestar assistência médica/orientar após o regresso; 4. Administrar vacinas, incluindo a da febre amarela, e passar o respectivo certificado internacional. 

O Regulamento Sanitário Internacional em vigor estipula que a única vacina que poderá ser exigida aos viajantes na travessia das fronteiras é a vacina contra a febre amarela. Nesse sentido, todos os Centros de Vacinação Internacional devem administrar a vacina contra a febre amarela a todos os utentes que a eles se dirijam, desde que portadores de prescrição médica.

No entanto, alguns países que exigem o comprovativo de vacinação contra outras doenças. É o caso da Arábia Saudita que exige a vacina contra a doença meningocócica, aos peregrinos que se dirigem a Meca. A Arábia Saudita exige ainda, como outros países, a vacina contra a poliomielite, a quem é proveniente de países onde o vírus é endémico.

Outras vacinas aconselhadas dependem para onde pretende viajar. As vacinas mais indicadas, em função do destino e da actividade que vai exercer são as que protegem contra as seguintes doenças: cólera, difteria, encefalite japonesa, encefalite da carraça, hepatite A, hepatite B, gripe, raiva, tétano e febre tifóide.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design