A Companhia de Teatro Poucaterra (CTP) anunciou hoje que vai apresentar, à população do Entroncamento, o espetáculo recentemente distinguido com os prémios nacionais de 2013. "Sobre a Mesa de Cabeceira", vencedor da Melhor Interpretação Nacional Masculina e Melhor Interpretação Nacional Feminina, entrará em cena, no dia 18 de maio, pelas 21h30, na Sala do Pavilhão Desportivo Municipal do Entroncamento, sendo que no seu final serão mostrados e expostos os referidos galardões nacionais conquistados para que toda a assistência os possa contemplar.
"Sobre a Mesa de Cabeceira", um drama forte e intenso, que retrata a decadência de uma família disfuncional fortemente marcada pelas problemáticas da violência de género, da violência doméstica infantil e dos abusos sexuais de menores e nos suscita a reflexão sobre a esperança, o perdão, a expurgação e as possibilidades de redenção, é da autoria e encenação de Rafael Amaral Vergamota e foi nomeado para seis categorias no IX Concurso Nacional de Teatro (CONTE) 2013 da Federação Portuguesa de Teatro (FPTA): Melhor Desenho de Luz; Melhor cenografia; Melhor Interpretação Nacional Feminina; Melhor Interpretação Nacional Masculina; Melhor Encenação e Prémio Ruy de Carvalho – para Melhor Espetáculo Nacional. Rafael Amaral Vergamota alcançou o prémio para Melhor Interpretação Nacional Masculina e Rute Lourenço conquistou o seu terceiro prémio para Melhor Interpretação Nacional Feminina, nesta sua terceira participação no CONTE.
Considerando que este espetáculo conta apenas com dois atores em palco, o fato de se terem conquistado estes dois prémios nacionais para interpretação, e todas as nomeações, vêm reafirmar a qualidade e a importância da CTP no tecido cultural do teatro português. Como celebração disso mesmo, nesta sua apresentação na cidade ferroviária, a CTP irá expor os prémios alcançados no CONTE 2013, com o intuito de poder partilhar este momento com a população do Entroncamento.
Os bilhetes, no valor de 3,50 euros estarão à venda no café D. Nuno (frente à Praça Salgueiro Maia) ou a partir de uma hora antes do espetáculo iniciar e caso a sessão ainda não esteja com lotação esgotada, poderão ser levantados no próprio local do espetáculo. Este espetáculo dispõe de serviço de baby-sitting gratuito.