Cumprindo o prazo previsto, os Serviços Municipalizados de Abrantes executaram por administração direta os mais de 4 km de conduta que ligam o sistema de Concavada ao de Alvega. Um investimento que ultrapassou os cem mil euros.
Concluída a ligação, no dia 13 de junho, procedeu-se à lavagem e desinfeção das condutas, lavagem de todos os reservatórios do sistema de Alvega afetado com o problema do alumínio e fizeram-se descargas na rede para retirar água que eventualmente ainda tivesse alumínio.
Feitas as análise microbiológicas e ao alumínio em diversos pontos da rede, primeiro no dia 18 de junho e uma segunda vez no dia 20, verificou-se que todos os parâmetros tinham voltado à normalidade.
Em sequência, por ofício do Delegado de Saúde, de 22 de junho, foram suspensas todas as restrições ao consumo de água da rede de Alvega. O serviço de distribuição de água através dos Bombeiros Municipais foi suspenso de imediato, estando a situação completamente restabelecida em termos de qualidade da água na rede.