Home »
13 MAI 2014
Presidente da Câmara de Sardoal pede uma Unidade de Saúde Familiar
Por Jornal Abarca

A falta de médicos no concelho de Sardoal foi tema central das reuniões, que tiveram lugar em abril passado, entre o Presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Miguel Borges, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, e o secretário de Estado adjunto, Fernando Leal da Costa.

Nestes encontros, que decorreram a pedido do presidente da autarquia sardoalense, foi discutido o quadro geral da saúde neste concelho, tendo Miguel Borges salientado a preocupação do Município face ao facto de 3454 utentes, num universo de 4083, estarem sem médico de família.

Apesar da Direção Executiva do ACES tentar assegurar os serviços médicos mínimos no Centro de Saúde de Sardoal, através de uma empresa de prestação de serviços e de horas extraordinárias, esta solução não dá resposta às necessidades básicas dos utentes. 

Neste sentido, o presidente da Câmara partilhou as suas apreensões face à atual situação, apresentando uma possível solução para o problema: a criação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF).

Miguel Borges considera que “olhando para o nosso território e para o número de utentes é possível, desde que exista um médico que reúna as condições e vontade para liderar o processo, criar uma USF” até porque “o edifício onde está instalado o Centro de Saúde de Sardoal, é de construção recente, encontrando-se subaproveitado e possuindo excelentes condições para também nele funcionar essa USF”.

 O presidente da Câmara apelou ao ministro Paulo Macedo para que este compreenda as preocupações da Autarquia e para que seja possível realizar um trabalho que dê resposta aos sardoalenses que, “nas madrugadas intermináveis à porta do Centro de Saúde, tentando a marcação de uma consulta o mais breve possível (e como por vezes esse breve é tão distante), sofrem as agruras da interioridade”, salientando que “não tenho dúvida alguma que, no momento em que comemoramos 40 anos de democracia, algumas das tão desejadas conquistas de Abril tardam em chegar. Infelizmente a Saúde é uma delas.”

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design