Home »
19 MAI 2014
Turma do Bem leva sorrisos à cidade de Abrantes
Por Jornal Abarca

A Turma do Bem, Organização Não Governamental, cujo principal projeto é o Dentista do Bem, continua a sua luta em prestar cuidados de saúde oral à população mais desfavorecida e a espalhar sorrisos de norte a sul de Portugal. E desta vez será a cidade de Abrantes a receber a visita dos Dentistas do Bem.

A TdB irá realizar um um rastreio de saúde oral totalmente gratuito aos jovens das turmas PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, dia 21 de maio, pelas 11 horas. 

Os jovens selecionados serão em breve encaminhados para os consultórios dos Dentistas do Bem da cidade de Abrantes e serão acompanhados por estes médicos dentistas – gratuitamente – até completarem 18 anos.

A Turma do Bem e o projeto Dentista do Bem

A Turma do Bem é uma Organização Não Governamental, cujo principal projeto é o Dentista do Bem. Desde que existe em Portugal, este projeto ajudou já ajudou 1400 jovens carenciados, angariando para a sua rede de Dentistas do Bem cerca de 500 profissionais voluntários.

Aquilo que começou com o sonho de um homem - o dentista Fábio Bibancos - hoje em dia é um projeto que conta com mais de 15.000 Dentistas do Bem no Brasil, em Portugal e em 10 países da América Latina (Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, México e Panamá). Estes voluntários já atenderam nos próprios consultórios cerca de 42.000 jovens em todo o mundo.

A nossa missão é mudar a perceção da sociedade na questão da saúde oral e da classe odontológica em relação ao impacto socioambiental da sua atividade. Trata-se da única hipótese que estes jovens têm de ter uma vida melhor. Todo o tratamento é gratuito e cada dentista (ou estomatologista) voluntário é responsável pelo acompanhamento de cada jovem até ele completar 18 anos. Os jovens são atendidos nos seus próprios consultórios. Esses jovens são triados em instituições e escolas públicas, através de uma metodologia desenvolvida pela Turma do Bem, chamada Índice de Hierarquia de Complexidade. A partir daí a TdB seleciona os mais carenciados e com mais problemas. 

Em Portugal, o primeiro país da Europa a abraçar este projeto, a Turma do Bem tem como cofundadora a Fundação EDP e conta também com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design