Sob o tema “Escuteirar – Educar para a vida”, o CNE – Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português, reunirá cerca de 17.000 escuteiros, de 4 a 10 de Agosto, em Idanha-a-Nova (Castelo Branco) . Será o maior acampamento da história do CNE.
Neste ACANAC (ACA de acampamento e NAC de nacional), “que ocorre num tempo em que o grande desígnio do CNE é implementar o novo Programa Educativo, o que se pretende é que os participantes vivam uma semana de verdadeiro Escutismo, com propostas de atividades, uma metodologia de organização e participação e uma vivência de campo conformes com a metodologia proposta por Baden-Powell, fundador do movimento”.
Em campo, os jovens terão de desempenhar uma série de tarefas, preparadas e planeadas por eles próprios. Irão construir o seu alojamento para esses dias, irão cozinhar, limpar e manter as instalações, participar em inúmeras atividades propostas pela equipa de organização, que passam por caminhadas, jogos, ateliês, que visam potenciar o crescimento da criança e do jovem em todos os aspetos do seu desenvolvimento individual: físico, afetivo, de carácter, espiritual, intelectual e social.
“Educar para a Vida” é o lema recentemente adotado pela OMME (Organização Mundial do Movimento Escutista – www.scout.org) e que bem responde à questão «que pretende/faz o Escutismo?», tendo sido adotado pelo CNE, que adicionou uma nova palavra – ESCUTEIRAR – que pretende transmitir a alegria e o empenho que são características comuns a todos os escuteiros.
Mais informações sobre o ACANAC em www.acanac2012.org