O Município de Gavião decidiu criar o Programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens, tendo em conta o contexto social e económico que vivemos e no qual os jovens constituem uma fração da população mais afetada.
Esta iniciativa pretende afastar os mais novos dos perigos que podem conduzir a situações de marginalidade, ao mesmo tempo que lhes faculta uma ocupação saudável dos tempos livres em atividades de interesse municipal, permitindo-lhes o contacto experimental com a vida profissional por forma a potenciar as suas capacidades cívicas e de participação social. O objectivo é contribuir para a entrada no mercado de trabalho.
Destinado a todos os jovens dos 18 aos 30 anos, residentes na área do Município de Gavião e que estejam à procura do primeiro emprego, o Programa OMTJ vai avançar com a inserção dos candidatos já em Outubro. Estão assim abertas as inscrições para o máximo de 10 vagas, distribuídas pelas diferentes áreas de interesse e de maior carência funcional. Os selecionados e inseridos receberão uma bolsa mensal no valor de 200€.
Durante um período de um a seis meses, os jovens ocupam em média seis horas diárias no desenvolvimento de actividades em áreas como a Educação, Património e cultura, Desporto, Saúde, Ação social, Ambiente e proteção civil, Apoio a idosos e crianças, Manutenção de equipamentos e espaços públicos ou outras de reconhecido interesse municipal.
Os interessados devem inscrever-se nas instalações da Câmara Municipal de Gavião, através do preenchimento de formulário fornecido pela Autarquia, em qualquer altura do ano. Mais informações em www.cm-gaviao.pt ou através dos contactos 241631146/241639070 e redesocial@cm-gaviao.pt.