A Câmara Municipal de Vila de Rei volta a ser pioneira em mais uma medida de apoio à população, neste caso à mais idosa, através da criação da Comissão de Protecção do Idoso em Risco (CPIR).
Desta forma, a Autarquia, em parceria com as Instituições do Concelho desta área, pretendem identificar, avaliar e resolver situações-problema com idosos que coloquem, entre outras, a sua situação de segurança, saúde, higiene e dignidade em risco.
A CPIR irá assim assegurar o acesso das populações mais idosas a serviços que lhes permitam continuar integradas no seu meio de vida habitual, mas dispondo da segurança de poderem ser acompanhados por um serviço humanizado e que responderá às mais diversas necessidades.
A Comissão funcionará nas instalações da Câmara Municipal de Vila de Rei, sendo composta por um elemento da Autarquia, um representante da Segurança Social de Castelo Branco, dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, da Guarda Nacional Republicana, do Centro de Saúde de Vila de Rei, da Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e de empresas, associações e ipss que tenham no seu âmbito o apoio a idosos.
A CPIR irá, entre muitas outras funções, desenvolver acções de promoção dos direitos e prevenção dos perigos para os idosos e respectivas famílias, efectuar acções complementares de acompanhamento de casos, informar a comunidade sobre os direitos do idoso e sensibilizá-la para os apoiar sempre que estes conheçam especiais dificuldades e colaborar com as entidades competentes na elaboração de projectos inovadores no domínio da prevenção e na constituição e funcionamento de uma rede de acolhimento de idosos em perigo.
Irene Barata, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, afirma que “a criação da Comissão de Protecção de Idosos em Risco é mais uma boa notícia para toda a população do nosso Concelho. Esperamos, desta forma, alargar a nossa rede de solidariedade familiar e aumentar as respostas sociais perante a problemática do envelhecimento da população e do isolamento de que muitos idosos acabam por ser alvos.”