O Conselho Económico Paroquial (CEP) da Paróquia de São Tiago e São Mateus, de Sardoal, está a desenvolver uma campanha de angariação de fundos no sentido de custear algumas obras de conservação no interior e exterior da Igreja Matriz.
Deste modo, o CEP disponibiliza a conta da Caixa Geral de Depósitos, com o número 0750 001 765 730 11, onde os donativos poderão ser depositados. Refira-se que o CEP passará recibo comprovativo das dádivas para efeitos de deduções fiscais.
Em documento distribuído aos paroquianos, a Paróquia afirma ter consciência das dificuldades sociais provocadas pela crise económica, mas está confiante de que “com um pouco de sacrifício e boa vontade” será possível “resolver este problema que é de todos nós”.
O Município sardoalense apoia esta iniciativa, permitindo que, com caráter excecional, seja incluída uma circular, em separado, na edição de dezembro de 2012, do Boletim Municipal “O Sardoal”, o qual é distribuído por todas as casas do concelho e enviado a algumas centenas de sardoalenses espalhados pelo país e estrangeiro.
A Igreja Matriz do Sardoal é Monumento Nacional (Decreto 251/70) e é um dos elementos patrimoniais mais importantes do concelho e da região, tendo sido construída em finais do século XIV ou inícios do século XV. Possui referências de várias épocas, do Gótico ao Renascimento, do Barroco ao Neo-Clássico, mercê de algumas alterações arquitetónicas efetuadas ao longo do tempo. O Altar-Mor, em talha dourada do período Barroco Joanino, e os azulejos de Gabriel del Barco são dois dos seus muitos “tesouros”. Todavia, o património maior é o retábulo com as sete tábuas sobre madeira de carvalho, atribuídas ao Mestre de Sardoal, exemplares únicos a nível nacional, que marcam a transição estética da pintura portuguesa do século XV para o XVI.