Home »
17 MAI 2016
AGRIBUSINESS 2016 - Negócios superiores a 3 milhões de euros
Por Jornal Abarca
Carlos Lopes de Sousa, Presidente do AgroCluster Ribatejo
Carlos Lopes de Sousa, Presidente do AgroCluster Ribatejo

Os participantes no AGRIBUSINESS 2016 fizeram negócios de mais de três milhões de euros durante o encontro promovido pelo AgroCluster do Ribatejo e pela Nersant, que terminou sexta-feira em Santarém.

No total, durante os três dias que durou o encontro, foram realizadas mais de 600 reuniões de negócios entre os empresários de 11 diferentes mercados e os produtores da fileira agroalimentar portugueses.

No AGRIBUSINESS 2016 participaram importadores provenientes da Alemanha, Angola, Argélia, Brasil, Canadá, França, Índia, Roménia, Reino Unido, São Tomé e Príncipe e Vietname.

Para Ho Ngoc Vinh, diretor do Departamento de Relações Internacionais da Câmara de Comércio e Indústria do Vietname, produtos como o vinho ou os enchidos portugueses têm a possibilidade de ter grande sucesso naquele país, que é já uma das mais importantes economias do Sudoeste Asiático.

"Este foi um evento muito importante para os nossos importadores encontrarem novos produtos, sobretudo da fileira da agricultura orgânica", referiu o responsável, que trouxe ao AGRIBUSINESS cinco empresas vietnamitas.

De acordo com Chetan Sharma, Diretor-geral da BBRS, um importante conglomerado de empresas indiano, "existe um grande potencial para o comércio entre Portugal e a Índia. A qualidade dos produtos portugueses é uma grande mais-valia para a Índia".

Carlos Lopes de Sousa, Presidente do AgroCluster Ribatejo, destaca a importância do AGRIBUSINESS para o agronegócio português, já que "permite reunir num único espaço os nossos produtores com importadores de algumas das maiores economias mundiais, nas quais seria muito difícil entrar a título individual." Prova disso, "é o excelente volume de negócios gerado e as ligações empresariais de longo prazo que se criaram", acrescenta.

Azeite, carne, enchidos e presunto, arroz, vinagre, condimentos/molhos, vegetais frescos e ultracongelados, fruta, conservas, mel, sobremesas, geleias e compotas, queijos, vinho, sumos, especiarias e ervas aromáticas, cereais/farinhas e frutos secos, estiveram entre os produtos mais procurados, além do interesse registado em máquinas e equipamentos para a agroindústria e agricultura.

De referir que o AGRIBUSINESS 2016 foi cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

O AgroCluster Ribatejo é uma associação de empresas e entidades do sector agroindustrial, sem fins lucrativos e que tem sede no Pavilhão de Exposições da Nersant. Atualmente é constituída por 114 associados, entre os quais 30 são fundadores.

O Cluster é integra empresas, entidades do SCTN, instituições de Ensino Superior, associações empresariais e entidades públicas. A entidade responsável pela gestão do Cluster é a AnimaForum – Associação Para o Desenvolvimento da Agro-Indústria.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design