Desde o início do ano já foram registados cerca de oito vezes mais fogos do que em igual período de 2011 e Instituto de Meteorologia prevê que a precipitação continue em valores abaixo do normal. O Governo promete tomar medidas.
Mação registou um dos maiores incêndios deste fim de semana
Em dois dias deflagraram 587 fogos, mais 206 do que em todo o mês de Fevereiro de 2011. Segundo dados da Protecção Civil, este fim de semana, estiveram no terreno 5331 operacionais apoiados por 1443 veículos e quatro meios aéreos. Em Mação registou-se uma das situações mais preocupantes.
O fogo, que deflagrou na tarde de sábado, em Mação, consumiu mais de 200 hectares de floresta e chegou a colocar em perigo algumas habitações. Para o combate às chamas foram mobilizados mais de 150 operacionais, 40 viaturas e um helicóptero bombardeiro pesado. O incêndio terá sido provocado por uma queimada feita por um idoso.
Refira-se ainda que um bombeiro, de 48 anos, da corporação de Vila de Rei, ficou ferido quando o autotanque em que seguia a caminho de Mação se despistou na EM244.
Governo promete apoios antecipados e reforço de meios
O tempo seco e os valores de precipitação bastante inferiores aos registados em Agosto são as principais razões para tão elevado número de incêndios e, segundo o Instituto de Meteorologia, as previsões apontam para que os valores de precipitação continuem abaixo do normal.
Face a esta situação, o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou que o Governo vai antecipar o apoio previsto para as corporações de bombeiros mais mobilizadas para os diversos fogos que têm ocorrido no período de inverno. Esta medida visa apoiar as despesas extraordinárias feitas por algumas corporações de bombeiros desde o início do ano, até porque "não é normal que em Janeiro e Fevereiro haja tantas ocorrências e ignições como as que aconteceram".
Para além desta medida imediata, que implica uma cedência antecipada dos duodécimos previstos para apoiar as corporações de bombeiros, o Ministério da Administração Interna já anunciou também o reforço de meios operacionais.