A 2 de Outubro, a Escola Prática de Cavalaria (EPC) realiza a habitual cerimónia de receção aos Aspirantes a Oficial da Arma de Cavalaria, que frequentarão o Tirocínio durante o ano lectivo de 2012/2013.
Esta cerimónia, tradicionalmente conhecida como “Espera a Cavalo”, tem início com o deslocamento a cavalo efetuado pelos Tirocinantes enquadrados por Oficiais da EPC, desde Montalvo até Abrantes.
A Espera é uma tradição que remonta ao fim do séc. XIX quando jovens alunos de Cavalaria terminavam a sua frequência na Escola do Exército e se apresentavam na Escola Prática de Cavalaria, em Vila Viçosa, a fim de dar início ao Tirocínio. Faz parte de um ritual que tem acompanhado inúmeros cavaleiros numa fase crucial da sua vida, molda o espírito cavaleiro, apresenta os Tirocinantes aos demais camaradas da Arma, mais antigos, e inicia-os no percurso da Cavalaria Portuguesa.
A Delegação a Cavalo entrará em Abrantes junto à Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, passando pelo centro histórico da cidade. Prevê-se a chegada à EPC, cerca das 18h30.