Home »
05 OCT 2012
STI apresenta gerador eólico inovador
Por Jornal Abarca

 

A STI – Sistemas e Técnicas Industriais, empresa localizada em Abrantes, apresentou publicamente o seu novo projeto que marca a terceira fase desta empresa: um  Gerador Eólico para espaços urbanos.

A sessão de apresentação decorreu do Gerador Eólico BOREAS no Hotel Abrantes que, projeto de inovação levado a cabo pela STI – Sistemas e Técnicas Industriais, e que marca o lançamento da terceira área de negócio da empresa, no setor das energias renováveis. “A apresentação do gerador eólico não é um ponto de chegada, mas sim um ponto de partida”, afirmou Alexandra Lopes de Sousa, CEO da STI durante a apresentação do gerador eólico.

Designado BOREAS, o gerador apresenta pás verticais ao invés das habituais pás horizontais, com o objetivo de poder ser colocado em meio urbano. Segundo a empresa, o gerador pode ser aplicado em zonas de lazer, áreas comerciais, parques industriais, jardins ou edifícios, dado o seu tamanho e o pouco impacto sonoro, funcionando num eixo vertical. O menor custo de produção, o menor impacto visual e a ausência de ruído ofensivo foram as vantagens apresentadas por Carlos Lopes de Sousa, da empresa, que permitem a sua colocação em meio urbano.

Antes da apresentação pública do BOREAS, os empresários e entidades presentes foram recebidos nas instalações de Abrantes da STI. A visita à empresa, promovida pela NERSANT no âmbito das suas atividades de apoio às empresas associadas, permitiu aos presentes conhecer a história da empresa, as suas áreas de atuação e principais produtos. A visita às instalações fez também parte desta atividade, onde os presentes puderam visualizar o túnel de vento usado para validação de turbinas, desenvolvido no âmbito do projeto de investigação que deu origem ao Gerador Eólico BOREAS. No final da visita, a Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, descerrou a placa alusiva à visita, concluindo que é de empresas como a STI que a região e o país precisam, enaltecendo a estratégia de inovação que esta empresa tem vindo a adotar.

De referir que o BOREAS resultou de um projeto de investigação que contou com a assessoria do Laboratório de Investigação do Instituto Politécnico de Tomar, e ainda com recurso aos fundos comunitários.

Tudo indica que o Gerador Eólico BOREAS, que começou a ser desenvolvido em 2009, começará a ser produzido em 2013, após ampliação das instalações industriais da STI, em Abrantes. Numa primeira fase serão produzidas turbinas para potências nominais de 5 kW e 2 kW

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design