A iniciativa ambiental “Um Toyota, uma Árvore” plantou, este ano, mais 5.500 árvores, dando continuidade ao compromisso da Marca em plantar uma árvore por cada Toyota vendido. Desde o início do projecto, em 2005, já foram plantadas quase 100.000 árvores, das quais 6.000 em Vila de Rei, 2.500 em Sardoal e, este ano, 500 em Abrantes.
Relativamente à edição deste ano, a Toyota selecionou as áreas verdes de Valongo, Portalegre e Abrantes. Com o intuito de promover um maior envolvimento dos portugueses com esta ação de responsabilidade social na área ambiental, a Toyota desafiou o público a escolher a distribuição das respetivas 5.500 árvores pelas três localidades através de uma votação online.
Com mais de 2000 votos, a floresta de Valongo foi eleita pelo público para receber 3.000 árvores, logo seguida por Portalegre que, com 1896 votos, recebeu 2000 árvores da Toyota. Por fim, a floresta de Abrantes recebeu uma contribuição de 500 árvores, resultante da terceira classificação nesta votação.
Ação de plantação com escolas e comunidade local
Privilegiando o maior impacto e contributo para a mudança de comportamento e sensibilização ambiental dos mais jovens, a Toyota convidou as escolas e comunidades locais a participarem nas respetivas plantações, contudo ainda com a presença e participação ativa das individualidades autárquicas, parceiros importantes nesta iniciativa.
Com efeito, foram mais de 30 os alunos do 1º ciclo, professores e convidados oficiais que participaram no passado dia 20 na plantação das 3000 árvores na Serra de Santa Justa, em Valongo. Dia 22 de Fevereiro, seguiram-se as plantações de Abrantes e Portalegre onde participaram respetivamente os alunos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes e crianças do infantário e escola primária de Portalegre, entre outros convidados oficiais.
Desde que arrancou, em 2005, esta iniciativa acompanha a evolução do mercado automóvel, dado a Toyota plantar uma árvore por cada carro novo vendido. Assim, em 2012, devido à atual contração do mercado automóvel, o projeto “Um Toyota uma árvore” plantou o menor número de árvores, contrastando com edições anteriores, como a oferta de 2007, ano em que a floresta portuguesa recebeu 18.500 árvores da Toyota.