Home »
01 ABR 2016
Abrantes - Ministra Maria Manuel Marques entrega prémios 2016 High School Innovation Summit
Por Jornal Abarca

São 10 os projetos selecionados para a final da competição estando já assegurada a participação de mais de 300 Jovens da Região do Médio Tejo. A cerimónia terá lugar no dia 6 no TagusValley, em Abrantes

A organização do 2016 High School Innovation Summit resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), a Lusídeias – Plataforma Nacional de Inovação do Grupo Compta, a Comunidade Intermunicipal do Medio Tejo (CIMT), a Câmara Municipal de Abrantes (CMA), a IBM, a Softinsa e o Tagusvalley – Tecnopolo do Vale do Tejo.

O objetivo central deste evento é incentivar o empreendedorismo digital, despertando e envolvendo a comunidade para as temáticas relacionadas com a Inovação e a Tecnologia e desta forma demonstrar as capacidades da região, em termos de fixação de recursos, aquisição e desenvolvimento de conhecimentos.

Na fase de seleção e candidaturas, este evento chegou a mais de 700 alunos finalistas do ensino secundário que, por intermédio de seminários realizados nas escolas, tomaram contacto com estas temáticas e foram desafiados a submeter as suas ideias e projetos.

Esta competição terá o seu epílogo no 2016 High School Innovation Summit, agendado para o dia 6 de abril, no Tecnopolo do Vale do Tejo, onde os 10 projetos finalistas selecionados se apresentarão perante o júri e uma audiência de mais de 300 jovens.

O ponto alto é a entrega dos prémios aos três vencedores pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que se deslocará ao concelho para a apresentação oficial do Projeto Abrantes Cidade Inteligente” Cidade Feliz, que decorre no mesmo dia, em Abrantes, nas futuras instalações da Loja do Cidadão, na Rua Nª Senhora da Conceição (piso superior do edifício da nova Unidade Saúde Familiar).

“Estamos a celebrar o centenário da nossa cidade e com os olhos no futuro, estamos a afirmar a nossa região como um polo central para o desenvolvimento da modernidade. Por isso decidimos também neste dia, apresentar oficialmente o Projeto - Abrantes Cidade Inteligente Cidade Feliz que em conjunto com o 2016 High School Innovation Summit são provas maiores da estratégia que temos. Afirmando um amanhã onde a tecnologia, o conhecimento e a inovação, são denominadores comuns de uma transformação positiva, suportada numa estratégia que concilia as forças vivas da região, e demonstra inequivocamente os recursos e as múltiplas capacidades que aqui temos. Estou certa que o futuro que aqui estamos a construir, deixará marcas nestes jovens e nas populações da região. Eles serão os nossos melhores embaixadores e na primeira pessoa tomarão contacto com esta mudança que estamos a promover.” afirma Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA e da CIMT.

Médio Tejo foca-se na alta tecnologia

O 2016 High School Innovation Summit é uma iniciativa aglutinadora de esforços multidisciplinares, que visa o desenvolvimento e promoção da Região do Médio Tejo, de forma a aproximar a comunidade académica de nível secundário e superior e o mercado empresarial. O concurso de ideias é o elemento nuclear desta estratégia concertada culminando com a atribuição de prémios aos vencedores deste concurso no evento do dia 6 de abril. Todo o programa é desenhado com o propósito de potenciar o desenvolvimento dos projetos finalistas.

O programa do evento é vasto e inclui Workshops e “Demos Tecnológicas” numa jornada dedicada à inovação, durante a qual decorrerá ainda o seminário “Um projeto Lusídeias na Primeira Pessoa – Paxvoice Power to the People”. No que concerne aos workshops destaque para: Introdução ao WebDesign;      Empreendedorismo Digital, Jornalista por um dia, Editor de Vídeo por um dia; Modelação e Animação 3D; Iniciação à Robótica; Jogos em Scratch; Cidades Inteligentes; IBM Bluemix e Gaming & Software developmemt, num dia repleto de experiências e de transferência de conhecimento, que levará os jovens numa viagem rumo à inovação e ao empreendedorismo.

Um computador portátil, um tablet e um SmartWatch são os prémios atribuídos, por esta ordem, aos três primeiros classificados. Mas os grandes galardões são transversais: bolsas para ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Tomar e estágios de verão numa das empresas associadas.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design