Home »
10 FEV 2016
Projeto RING é financiado a 50 por cento
NERSANT explica como reduzir custos e aumentar a produtividade
Por Jornal Abarca

Já ouviu falar em metodologias LEAN? O conceito talvez seja novo para si, mas e se lhe dissermos que esta ferramenta permite reduzir custos e aumentar a produtividade da sua empresa? E que estimula o desenvolvimento de novos produtos ou processos? E se lhe dissermos que pode implementar esta metodologia com apoio a fundo perdido de 50 por cento? Chama-se RING o projeto recém-aprovado pela COMPETE 2020 e que a NERSANT está a dinamizar junto das empresas do Ribatejo.

A NERSANT encontra-se a divulgar às empresas da região de Santarém, o seu novo projeto de apoio às empresas. Trata-se do RING - Ribatejo Inovação na Gestão, projeto recentemente aprovado pelo COMPETE 2020. Através deste projeto, as empresas da região vão ter acesso a apoio a fundo perdido para investimentos na área da Qualidade / Segurança Alimentar com recurso a metodologias LEAN e na área da Inovação, através da criação e desenvolvimento de novos produtos e/ou processos. Este investimento é possível face à aprovação do RING, projeto submetido pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, no âmbito do Portugal 2020, o qual conta com o financiamento a fundo perdido de 50 por cento.

Grosso modo, o que se pretende com o RING é que este projeto seja capaz de desenvolver ações de modernização e melhoramento das metodologias e processos de gestão, nas áreas da inovação e da otimização de processos, incluindo a certificação dos novos sistemas de gestão a implementar, podendo cada empresa escolher o tipo de certificação que pretende consoante os seus interesses entre as opções ISO9001, FSSC22000 e NP4457.

Na área da otimização dos processos de gestão, o projeto inicia-se com o diagnóstico, a implementação de um modelo de gestão, recorrendo a metodologias LEAN, que visam a melhoria de processos de produção, a redefinição de fluxos, redesenho e melhorias de layout, entre outras, e por conseguinte uma redução de custos e uma maior eficiência e eficácia no processo produtivo. O término do projeto verifica-se com a implementação e certificação Sistemas de Gestão da Qualidade ISO9001 (incluindo transição para o novo referencial ISO9001:2015) ou Segurança Alimentar (FSSC22000).

Na área da Inovação, o projeto tem início com o diagnóstico à empresa, a definição e implementação de sistemas de gestão do processo de inovação, desde a geração de ideias inovadoras até ao processo de análise e evolução das mesmas, ou seja, visa-se com o RING a introdução de metodologias e ferramentas inovadoras na empresa que permitam a criação e desenvolvimento de novos produtos e/ou processos (Inovação), concretizado com a aplicação a dois casos piloto. Culmina com a implementação e certificação do normativo - NP4457:2007 - SGIDI (Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação). Os custos a suportar pelas empresas participantes no âmbito destas ações serão financiados em 50 por cento.

As empresas interessadas em obter mais informações sobre este projeto da NERSANT e condições de participação, podem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design