Decorrente das alterações legislativas referentes às comunidades intermunicipais, que introduzem a obrigatoriedade de 90 mil habitantes, originam que os municípios que hoje compõem a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul (Vila de Rei, Sertã, Proença a Nova e Oleiros) venham a integrar uma outra comunidade que preencha estes requisitos.
Perante tal facto, o executivo camarário de Vil de Rei (PSD/PS) aprovou por unanimidade vir a integrar a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), comunidade onde já esteve integrada no passado, mas também, de acordo com o decidido em reunião do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul, em que os municípios que a compõem decidiram por unanimidade uma integração conjunta na comunidade do Médio Tejo.
Salienta-se ainda que a integração do Município de Vila de Rei na CIMT já fora alvo de uma aprovação por parte daquela comunidade, em reunião conjunta realizada entre as Comunidades Intermunicipais do Pinhal Interior Sul e Médio Tejo.
Para Ricardo Aires, vice-presidente da autarquia Vilarregense esta escolha, que considero natural, tem muito que ver com a proximidade cultural, histórica e social. Mas também e, sobretudo “por ela constituir a melhor forma de defender e promover o progresso e o desenvolvimento do concelho de Vila de Rei.”