Home »
21 OCT 2016
NERSANT - Entrega prémios aos vencedores do concurso Incubar+Lezíria
Por Jornal Abarca

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e atrair projetos qualificados e inovadores para a Lezíria do Tejo, a NERSANT lançou aos empreendedores do país, um concurso de ideias de negócio, o 1.º de quatro previstos no âmbito do Incubar+Lezíria. Apesar de os vencedores terem sido conhecidos em julho, a NERSANT vai agora formalizar a entrega de prémios aos contemplados.

A entrega de prémios decorre dia 25, em Tomar, e antecede a entrega do Galardão Empresa do Ano. O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé, vão fazer a entrega das distinções.

“Led Up”, projeto apresentado pelo promotor Frederico Conde Vieira, “Tauroburguer”, apresentado por Manuel Gomes e Luís Figueiredo, e “Vegan Cheesy”, apresentado por Mónica Venda foram os vencedores deste concurso, que recebeu 31 candidaturas.

O projeto “Led Up”, candidatado na área da Energia, consiste na conceção e desenvolvimento de painéis de difusão luminosa utilizando a tecnologia LED, para aplicação sobretudo na iluminação pública, com caraterísticas específicas de difusão da luz, eficiência energética superior ao que existe no mercado e com sistema de isolamento muito resistente às condições meteorológicas adversas. É um projeto que apresenta um elevado estado de maturidade e que pretende avançar para apresentação ao mercado com a realização de uma primeira prova de conceito, tendo já contactos desenvolvidos neste sentido.

O “Tauroburguer”, apresentado nas áreas da Alimentação e Recursos Naturais, consiste na valorização da carne de raça brava do Ribatejo (produto com Denominação de Origem Protegida) através da adoção de um conjunto de inovações de produto e de marketing, que permitirão acrescentar valor a um produto totalmente identificado com a Lezíria do Tejo e com a Charneca Ribatejana. O júri valorizou o grau de maturação da ideia e de preparação para a operacionalização do negócio, bem como a expressiva demonstração do potencial de criação de valor apresentada na candidatura.

“Vegan Cheesy”, apresentado na área da Agroindústria e Alimentação pretende fabricar e comercializar produtos vegetarianos, sem qualquer adição de ingredientes de origem animal, criando sobretudo alternativas ao tradicional queijo preparado com laticínios. O júri considerou esta uma ideia inovadora na área da produção e comercialização de produtos vegetarianos, muito bem estruturada e planificada, com potencial de mercado, de criação de valor, de desenvolvimento do negócio e de criação de vários postos de trabalho.

Os projetos empresariais vencedores foram selecionados de um conjunto de 31 candidaturas, por um júri que teve os critérios de integração numa das áreas temáticas do concurso (Alimentação, Agricultura, Agroindústria, Floresta, Energia, Ambiente e Recursos Naturais), o grau de inovação do projeto, a resposta a necessidade / oportunidade do mercado, ser atividade de alta, média-alta tecnologia ou uso intensivo de conhecimento, o potencial de convertibilidade da ideia em criação de valor na Lezíria do Tejo, o grau de maturação da ideia, o potencial de escalabilidade e o potencial de criação de emprego qualificado.

De referir que este concurso atribui já um conjunto de benefícios aos vencedores, nomeadamente a pré-incubação física para desenvolvimento do projeto, em sistema de co-working reservado por um período de três meses na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a incubação física (pós-início de atividade) em sistema de co-working reservado por um período de seis meses na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a participação num programa de aceleração da Startup Santarém apoiado por uma equipa de consultores e mentores de referência, a participação no NERSANT BUSINESS e ainda uma Bolsa monetária para transformação da ideia em iniciativa empresarial durante três meses.

O projeto Incubar+Lezíria é um programa dinamizado pela NERSANT, pelo Instituto Politécnico de Santarém, pelo Agrocluster Ribatejo e pela Desmor que visa promover o empreendedorismo qualificado e criativo e apoiar empreendedores na criação e consolidação de novas empresas na região da Lezíria do Tejo. No âmbito deste projeto estão ainda previstos mais três concursos de ideias de negócio.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design