Home »
10 FEV 2017
Mação assina protocolo com a APCP
Por Jornal Abarca

A Câmara Municipal de Mação, representada pelo seu presidente, Vasco Estrela, assinou ontem, 9 de fevereiro, um Protocolo de Cooperação com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCP).

O Protocolo visa a adesão do Município de Mação ao projecto "Casa do Tejo - Direito ao Lazer". É uma iniciativa piloto em parceria com a FAPPC, com o objectivo principal de apoiar as famílias que se encontram desapoiadas no papel de cuidador.

Trata-se de um Alojamento de férias para famílias cuidadoras de crianças ou jovens com deficiência numa casa em Lisboa. As famílias partilharão esta casa com mais duas famílias, com enquadramento familiar idêntico. Durante essa semana, em período diurno os pais e irmãos poderão usufruir de programa turístico criado para o efeito, conhecendo a cidade de Lisboa, enquanto o seu filho fica ao cuidado de uma equipa organizada e estruturada de acordo com as características do grupo, que prestam os cuidados necessários em substituição dos cuidadores.

O Município de Mação compromete-se, através do seu Serviço de Acção Social, a identificar as famílias do concelho que possam usufruir deste espaço e ao pagamento da estadia de três famílias por ano. A estadia engloba quarto, programa turístico e apoio de profissionais de saúde. Vasco Estrela, que se fez acompanhar por duas técnicas do Serviço de Acção Social, considera ser “uma forma única de proporcionar algum descanso às famílias cuidadoras de crianças ou jovens com deficiência e que muitas não têm soluções como esta com apoio especializado e a própria possibilidade de convívio e partilha entre pares”.

Criada em 1960, a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa foi a primeira associação de pais e técnicos em Portugal que hoje cria e desenvolve soluções à medida das necessidades sempre diferentes e exigentes para pessoas diferentes para quem a vida é sempre exigente.

A APCL presta apoio a cerca de 450 utentes com serviços nas áreas de lar residencial, centros de actividades ocupacionais, creche, residências autónomas, serviço de apoio domiciliário, formação profissional e hipoterapia/equitação terapêutica.

A Casa do Tejo surgiu por se acreditar em oportunidades iguais para todas as famílias e as famílias cuidadoras de crianças/jovens com deficiência não são excepção.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design