A poesia nas palavras de Raul Caldeira e a música com os sons dos “Tintinnabvlvm” são as ofertas para a “Poesia e Música à Mesa”, de dia 29, às 12h39, no restaurante “Os Lusíadas”.
O grande objectivo do projecto "Poesia e Música à Mesa" é a valorização da restauração do concelho enquanto“embaixadores do vasto património gastronómico”, assim como a criação de um roteiro concelhio que alia a animação cultural às especialidades gastronómicas locais, potenciando o turismo interno e externo. Pretende-se, por outro lado, a organização de actuações musicais e declamações em palcos improváveis (restaurantes e esplanadas), convidando artistas com notoriedade local e nacional para darem voz aos grandes poetas que, em seu tempo, escolheram Constância para viver e criar, nomeadamente Camões, Alexandre O'Neill e Vasco de Lima Couto.
Como se trata de um projecto nunca desenvolvido nesta região, e como a Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill pretende dar continuidade ao mesmo, a ideia com a elaboração de um programa de animação ao longo de todo o ano visa precisamente manter viva e disseminar a identidade de Constância e a sua ligação incontornável a estas duas formas de expressão artística, a Poesia e a Música. Paralelamente, pretende-se estimular os empresários da restauração, tendo conhecimento que a sua dinâmica é marcadamente sazonal, a Autarquia não quer que o ano desta actividade económica, com grande relevância cultural, se reduza ao verão e que os empresários/as sofram grandes quebras na época baixa.
Considerando todos estes factores, “o projecto foi idealizado em parceria com todos os restaurantes interessados na iniciativa sediados no concelho, para que ao longo de todo o ano de 2017 aconteçam inúmeras iniciativas, não apenas para trazer mais animação aos espaços comerciais referidos, mas também para gerar mais economia e promover Constância e a região do Médio Tejo de forma atractiva e com forte ligação à Cultura”, lê-se em nota de imprensa.