Home »
12 MAI 2017
Hey! Hackathon - Plataforma de detecção de avarias vai ser validada na Mitsubishi
Por Jornal Abarca
Equipa vencedora
Equipa vencedora

Uma plataforma inovadora que usa dados recolhidos à distância para detectar avarias em fase inicial e agendar reparações rápidas, vai ser validada pela Mitsubishi Fuso Truck Europe depois de ter vencido a edição de 2017 do Hey! Hackathon, uma maratona tecnológica, que decorreu na passada sexta-feira e sábado, na fábrica da Mitsubishi no Tramagal, organizada em conjunto com o CEiiA.

A conCANTER foi idealizada por uma equipa de alunos das faculdades de Engenharia do Porto e do Minho.

Em segundo lugar ficou outra equipa do Porto, desta vez do Instituto Superior de Engenharia, e em terceiro uma equipa do Instituto Superior Técnico.

“O balanço foi muito positivo. Os objectivos estão, de facto, cumpridos e estamos muito satisfeitos. Esta abertura à comunidade estudantil resultou em pleno.Tivemos excelentes ideias e uma lufada de ar fresco na empresa. O Hey! Hackathon pode evoluir para a internacionalização, muito provavelmente já em 2018”, afirmou Jorge Rosa, CEO da MFTE.

O ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve presente no arranque desta maratona tecnológica e salientou que a iniciativa entre a MFTE e o CEiiA “é um exemplo nacional e fará com que esta geração possa ser mais empreendedora”.

“Aprender é um esforço que vale a pena. Uma noite a trabalhar numa fábrica, como é o vosso caso, é particularmente desafiante”, acrescentou o ministro.

O Hey!Hackathon desafiou 120 jovens, quase o dobro do ano passado, a desenvolver novas soluções em três áreas - “Connected Product”, “Connected Process” e “Connected People” - e contou com a adesão de 10 instituições de ensino superior, de norte a sul, entre as quais as Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Lisboa e Évora, e os Politécnicos do Porto, Leiria e Tomar.

“Este ano a empresa trouxe mais ambição à actividade, aumentando a quantidade de jovens e de escolas e politécnicos representados. É muito bom para os jovens, mas também é muito interessante para os quadros da fábrica poderem contactar com estes jovens. A MFTE passou a ser uma referência em Portugal, para todas as fábricas que pretendem fazer algo semelhante”, realçou João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, que também se juntou à iniciativa.

Durante o evento foram recolhidos 662 kg de alimentos, angariados pelo colaboradores da MFTE, CEiiA e alunos, sendo que as duas entidades organizadoras duplicarão em conjunto esta quantidade e irão entregar mais de 1,3 toneladas à Delegação de Abrantes do Banco Alimentar.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design