Home »
14 AGO 2017
Tomar - Festival de Estátuas Vivas regressa em Setembro
Por Jornal Abarca

A edição de 2017 do Festival de Estátuas Vivas, que regressa à cidade de Tomar após um interregno de três anos, foi apresentada numa conferência de imprensa no âmbito do projecto Tomar Terra Templária, que contou com a presença da presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, da directora do Agrupamento de Escolas do Nuno de Santa Maria, Celeste Sousa, e do coordenador da iniciativa, Eduardo Mendes.

O Festival vai decorrer de 15 a 17 de Setembro, com a apresentação de personagens de tema livre na primeira noite, na qual 16 artistas portugueses e estrangeiros vão criar um total de 12 quadros vivos. Os dias de sábado e domingo serão dedicados ao tema lendas e tradições de Portugal, com um total de 25 artistas integrados em 14 quadros inspirados nas narrativas tradicionais, populares, históricas e religiosas, das origens da nacionalidade ao século XIX.

Poderá visitar as estátuas vivas entre a Rua Marquês de Pombal e a Praça da República, além do Mouchão, na sexta das 22 às 24 horas, sábado das 17 às 19 e das 22 às 24 e domingo das 17 às 19 horas.

No Mouchão, recua-se aos tempos da Reconquista, onde as lendas de Mouras Encantadas e Cavaleiros Templários ganham vida. Além das estátuas vivas, iremos encontrar recriações inspiradas neste período da nossa História, bem como diversos espetáculos que decorrerão num palco ali instalado. Pretende-se sublinhar a convivência e interligação cultural entre cristãos e muçulmanos durante aquele período.

No domingo, entre as 19h00 e as 20h00, enquanto se aguardam os resultados dos dois concursos e respetiva entrega dos prémios, os artistas que ao longo dos dois dias participaram no Festival irão atuar frente aos Paços do Concelho.

Também o artesanato estará presente com três apontamentos: artesanato oriental, brinquedos de inspiração medieval e artesanato de Portugal. Para os mais novos haverá também pequenos apontamentos de diversão e será instalado um fraldário, junto ao parque infantil, onde possam ser dispensados cuidados essenciais aos mais pequeninos.

Além do Festival de Estátuas foi referida nesta conferência o programa igualmente no âmbito desta parceria entre o Município de Tomar e o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria intitulado Turismo Cultural em Férias, o qual pretende envolver a comunidade jovem e estudantil na dinamização turística, cultural e cívica em Tomar.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design