Home »
15 NOV 2017
NERSANT promove turismo com "Viver o Tejo"
Por Jornal Abarca

A NERSANT, associação empresarial do Ribatejo, promoveu no dia 15 de novembro a iniciativa “Viver o Tejo”, nas suas instalações em Torres Novas.

Num evento que reuniu sobretudo empresários ligados ao turismo, restauração e hotelaria e no qual se promoveram mesas redondas e debates temáticos durante todo o dia, a sessão de abertura pertenceu à recém-eleita presidente do organismo, Maria Salomé Rafael, que se mostrou insatisfeita pelo facto de “o Ribatejo estar dividido em dois” na óptica nacional das entidades de turismo apelando à acção: “temos de reinvindicar uma instituição de turismo regional do Ribatejo”, apelando à unificação da região.

Perante uma sala bem composta, com a presença de alunos dos 1º e 3º ano do curso de turismo da Escola Profissional de Torres Novas, Maria Salomé Rafael lembrou que “o turismo tem sido um pólo de desenvolvimento de uma região que tem todas as condições para atrair pessoas”.

Maria Salomé Rafael terminou o seu discurso apelando a que “todos nós nos qualifiquemos cada vez mais” pois isso é determinante para “saber atrair pessoas em todas as áreas”, dando exemplos da qualificação nos sectores hoteleiro e da restauração.

De seguida os consultores Sónia Pais e Pedro Semedo discursaram sobre a “análise estratégica do turismo na região” falando sobre o que caracteriza o turismo e a relação do mesmo com a região actualmente, apresentando dados sobre o sector no Ribatejo.

Após um curto intervalo foi aberta a mesa redonda “como potenciar a procura turística na região?” em que Domingos Chambel, vice-presidente da NERSANT, foi moderador. À conversa estiveram Vítor Pais, director-geral do Hotel dos Templários, Carlos Silvério, director-técnico da Pontaventura, e José Ferreira, director-geral da Solmourol. Joaquim Moura, da Confederação do Turismo Português, fechou a manhã ao discursar sobre a “qualificação do capital humano no sector do turismo”.

Da parte da tarde foram promovidas três mesas de debates temáticos sobre “Restauração/gastronomia como factor de atracção turística” cujo moderador foi José Ferreira; “Hotelaria, turismo de habitação e turismo rural” com Vítor Pais a moderar; e “Animação turística, como valorizar e potenciar”, mesa moderada por João Reis, director da Wakemaven.

O “Viver o Tejo” é um programa que visa a promoção dos concelhos que ladeiam o rio através da “atractividade turística e cultural” para “dinamizar a economia local, gerando sinergias para o crescimento do investimento particular e prosperidade económico do território”. Este programa engloba todos os concelhos da região do Médio Tejo excepto Ourém, ou seja: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design