Home »
04 ABR 2018
O Último Barqueiro de Constância
Por Jornal Abarca
Em mês da procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem, que enche o Tejo de barcos, fomos conhecer quem durante todo o ano aqui trabalha. Sérgio Silva é o último barqueiro de Constância, e um dos últimos do Tejo.
 
Ninguém melhor do que Sérgio Silva conhece as inspirações que o Tejo oferece. Prestes a completar 48 primaveras, a 15 de Abril, tem o rio como sua segunda casa desde que nasceu. Desde os 21 anos que é barqueiro, sendo o último resistente em Constância de uma profissão que em tempos foi fundamental para a mobilidade das pessoas que ali fazem vida. (...)
 
A ligação sentimental, admite, influencia a forma como olha a profissão: “Habituamo-nos a isto desde pequenos e a ligação fica mais forte quantos mais anos aqui passamos”, lembrando também o avô materno que foi pescador. (...)
 
A fama de viver como um dos últimos barqueiros do Tejo levou-o à televisão em Janeiro deste ano. Habituado a dar entrevistas longe das câmaras, admite que “estava muito nervoso, ali com a plateia toda a olhar para mim” mas reconhece que “gostei de lá ir”. No entanto, a luz da ribalta diz-lhe pouco. É ao rio, a Constância, que pertence. Não é, naturalmente, alheio à procissão da Nossa Senhora da Boa Viagem que se aproxima: “Sou um dos que faz o trajecto com o padre” reconhecendo que esta é “uma tradição que transmite esperança e fé”.
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design