Home »
02 MAI 2018
As lutas pela liberdade começaram em Maio
Por Jornal Abarca
Se Abril abriu o caminho da liberdade a um Portugal vincado pela ditadura, a grande data da luta operária será sempre o 1º de Maio. Antes ainda da liberdade, a data já era comemorada por todo o país. Durante o Estado Novo, a celebração deste dia era reprimida pela polícia. O que não impedia que a data fosse celebrada nalgumas terras.
 
A Festa Proíbida
Eduardo Duarte Ferreira saiu pela primeira vez à rua com a Sociedade Artística Tramagalense [SAT] a 1 de Maio de 1902 e nada faria parar as suas intenções de comemorar a data, nem a ditadura. (...)
 
A luta operária
Não só no Tramagal a luta operária desafiava os ditames da ditadura. Em Torres Novas, várias indústrias são referenciadas ao longo dos anos por causa das lutas dos seus trabalhadores: Metalúrgica do Nicho, da Costa Nery, Metalúrgica da Videla, os Claras ou coisas tão vagas como “os operários duma empresa em Barreira Alva”, como regista a obra “Canções de Liberdade”, editada pela Câmara Municipal de Torres Novas em 1994. (...)
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design