Home »
21 JUL 2018
Mação - Ruas de Pereiro de Mação voltam a enfeitar-se de 21 a 26 de Agosto
Por Jornal Abarca

As ruas e largos da aldeia de Pereiro de Mação voltam a estar ornamentadas em 2018 com as mais variadas cores e feitios, de acordo com a vontade e escolha dos seus moradores. Os céus das ruas vão tornar-se autênticos jardins suspensos que vão maravilhar os naturais e forasteiros que visitarem a aldeia do Pereiro de Mação. A visita às várias ruas e largos enfeitados é gratuita.

Recorde-se que os fogos que assolaram a região e um grave acidente com uma das pessoas que procedia às ornamentações das ruas caindo do alto de uma escada fizeram com que, nessa altura, fosse decidido não enfeitar as ruas em 2017.

Em Maio de 2013 a associação local obteve, por parte do governo, a marca registada “Pereiro de Mação - Capital das Ruas Enfeitadas”. Foi com essa designação que o município de Mação assinalou o facto colocando esse nome nas placas de entrada na aldeia.

Este ano estão a ser preparadas algumas surpresas para os visitantes como a construção de uma gigante rosa-dos-ventos com várias cores, com seis metros de altura e trinta de largura. As letras designativas dos pontos cardeais serão iluminadas acendendo e apagando sucessivamente.

Para a elaboração deste trabalho foram necessários vários meses de trabalho. Como curiosidade, foram aplicados 12.800 agrafos, 4.800 metros de cordel, 520 metros de “cortados“ e 4.250 flores artificiais verdes, vermelhas, azuis e amarelas. Para servir de suporte a todo este mundo de cor e imaginação foram necessários 14 postes de metal com seis metros de altura e mais 65 metros de comprimento desses tubos para ligar os postes no topo, com o total de 160 argolas onde serão atados outros tantos cordéis com as flores e os cortados que irão formar a rosa-dos-ventos. Para fixar os tubos foram gastos cerca de 80 metros de arame. 

Recorde-se que durante praticamente todo o ano as pessoas da terra dedicam os seus tempos livres a fazer milhares e milhares de flores de plástico com as quais, nesta altura do ano, vão ser enfeitadas as ruas e largos da aldeia. Estima-se que, para todas as ornamentações sejam gastas cerca de trezentas mil flores.

Na sexta, sábado e domingo (de 24 a 26 de Agosto) haverá comes e bebes e muita animação no recinto das festas. O ponto alto dos festejos, no domingo, é constituído pelas cerimónias religiosas com missa solene e procissão com a padroeira da aldeia, Nossa Senhora da Saúde, transportada simultaneamente por dezasseis pessoas, a percorrer as ruas enfeitadas, constituindo momentos de muita fé e emoção. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design