Home »
02 AGO 2018
Carlos Relvas, um fotógrafo romântico
Por Jornal Abarca
Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas, o fotógrafo romântico português que na segunda metade do século XIX desenvolveu um notável trabalho de estética fotográfica e de investigação na “arte que roubava a alma às pessoas”.
 
No próximo dia 19 de agosto vai celebrar-se o Dia Mundial da Fotografia, uma comemoração que é um excelente pretexto para nos aproximarmos do tema e também da memória tão esquecida de Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas, o fotógrafo romântico português que na segunda metade do século XIX desenvolveu um notável trabalho de estética fotográfica e de investigação na “arte que roubava a alma às pessoas”. E quis também Carlos Relvas deixar um elegante palacete vitoriano na Golegã, a casa-estúdio que com o seu nome colocou a vila no mapa-múndi da fotografia e, com outra visão, podia tornar-se num segundo de atração no âmbito do turismo cultural da vila. (...)
 
É claro que Carlos Relvas beneficiava da vantagem ímpar de ter nascido já aristocrata, filho de lavradores abastados que se devotavam às fartas courelas nas várzeas da Golegã, onde empregavam centenas de assalariados agrícolas. (...)
 
A casa-estúdio, construída entre 1871 e 1875, seguindo um projeto de Henrique Carlos Afonso de influência vitoriana, e onde o artista viveu durante algum tempo, denotam toda a obsessão perfecionista do fotógrafo goleganense. Essa casa notável e única, que já se pretendeu candidatar a Património Mundial, devia ser algo mais que um estúdio ou um museu: nela devia haver uma homenagem a Daguerre e a Nièpce, com lugar marcado na fachada, e seria possível controlar as variáveis das equações que tornam uma foto numa obra de arte.
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design