Home »
07 SET 2018
Teresa Paula Marques: "Os pais delegam muito na escola a educação dos filhos".
Por Jornal Abarca
No regresso às aulas, a psicóloga clínica doutorada em educação dá aos pais dicas sobre como lidar com os filhos. Teresa Paula Marques, 52 anos, nasceu no Tramagal e o programa Supernanny colocou-a no centro das atenções.
 
Deve-se dizer ‘não’ aos filhos desde cedo?
Claro. Têm medo de dizer ‘não’ aos filhos? O ‘não’ não traumatiza ninguém! A incapacidade que os pais têm de dizer ‘não’ é que traumatiza, porque um dia as crianças têm pela frente um professor mais assertivo e ficam muito ofendidas, não conseguem lidar com as regras. (...)
 
Sobre o poder parental, há um modelo ideal de regulação?
Há estudos que indicam que o modelo ideal passa pela residência alternada, ou seja, uma semana ou duas com um e depois igual período com o outro, porque assim mantêm a ligação e as regras com ambos. Inevitavelmente, noutro tipo de modelo há um que está mais desvinculado, normalmente o pai. Mas para isto funcionar tem que haver algumas regras: viverem perto um do outro para a criança manter as rotinas, os pais darem-se minimamente bem… (...)
 
Em relação ao “Supernanny”, acha que o programa foi mal-entendido?
Acho que sim. A sociedade viu-se muito ao espelho. A maior parte das pessoas tem uma criança daquelas em casa e acusou o toque. As críticas fixaram-se muito mais na parte dos problemas do que na parte das soluções.
 
Poderá ler o resto da entrevista na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design