Home »
01 OCT 2018
Recantos de Lazer - A Estação das Nossas Vidas
Por Jornal Abarca
Falar do Entroncamento é falar em comboios. A história dos caminhos-de-ferro em Portugal está umbilicalmente ligada à terra onde tantos dos nossos partiram rumo a vidas diferentes. Mas a cidade tem outras vias de atracção.
 
Mas as memórias ninguém apaga. Quem passa pelo viaduto Eugénio Dias Poitout avista estacionado num jardim uma carruagem a vapor, preta, como se ali morasse um reduto de orgulho do Entroncamento. (...) São, também, essas memórias que o Museu Nacional Ferroviário (MNF) preserva. Inaugurado a 18 de Maio de 2015, o museu acolhe várias exposições temporárias além da colecção permanente. A visita ao MNF é feita em três espaços diferentes e pode ser acompanhada por um dos simpáticos guias que nos receberam no espaço e nos ajudam a compreender a história ferroviária em Portugal. O espaço é moderno mas carrega consigo o peso da história. (...)
 
A aposta na requalificação da zona norte da cidade tem sido implantada aos poucos mas tem tornado esta área muito atractiva. Ao final do dia é bastante comum ver várias pessoas a passear, a fazer caminhadas ou a praticar desporto. É na zona que envolve o Parque Verde do Bonito que se encontram as piscinas municipais, um ginásio, o campo de ténis, um parque de desportos radicais e o Campo de Futebol do Bonito, e respectivos campos de treino, onde joga o Clube Amador de Desportos do Entroncamento, um dos clubes mais representativos da formação no futebol nacional. (...)
 
Avance até ao Largo de São João Baptista e conheça uma das construções mais emblemáticas da cidade, ainda que desconhecida para muitos: o Chafariz das Vaginhas. Em 1931, a junta de freguesia mandou ali colocar uma bomba nova no poço das Vaginhas e construir um chafariz, uma obra inócua quase um século depois mas bastante relevante para a população na época. Foi inaugurado a 23 de Junho de 1933 com a primeira torneira aberta pela D. Cândida Agostinho, a pessoa com mais idade nas Vaginhas. (...)
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design