Home »
01 OCT 2018
A Escola do Povo
Por Jornal Abarca
A Linhaceira, no concelho de Tomar, comemora o centenário da primeira escola primária da aldeia com um prémio literário evocando a escola. Nuno Garcia Lopes, mentor da iniciativa, explica-nos como esta é também a forma de celebrar um modo de viver em comunidade.
 
Era um dia como muitos outros no Portugal rural da década de 10 do século passado, num país acabado de sair da monarquia, em que as crianças da Linhaceira iam a pé até a Asseiceira para poderem frequentar o ensino primário. Numa dessas manhãs, ao atravessar a ribeira no caminho até à aldeia vizinha, uma das crianças caiu à água e quase faleceu. Isso levou a comunidade da Linhaceira a avançar para um sonho antigo: a construção da escola primária na aldeia. (...)
 
Nuno Garcia Lopes mostra-se convicto de que “ao longo do tempo foi-se acentuando esse traço da população”, até porque a Linhaceira não é, por tradição, uma terra de famílias abastadas e os melhores resultados vinham desse trabalho enquanto comunidade. (...)
 
O prémio literário “A Escola” surge como forma de comemorar o centenário da primeiro estabelecimento de ensino da Linhaceira mas, também, como forma de congregar a comunidade. (...)
 
Nuno destaca que “há trabalhos muito bons” de tal modo que “valeu a pena fazer o prémio só para poder ler alguns trabalhos”, reforça.
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design