Home »
17 JUN 2019
Torres Novas - Aprovadas medidas para combater alterações climáticas
Por Jornal Abarca

Carlos Ramos Dias, vereador da Câmara Municipal de Torres Novas, deu a conhecer duas que o município irá promover, nos próximos meses, no âmbito do combate às alterações climáticas.

Assim, está prevista uma ampla divulgação pelas escolas do concelho de uma banda desenhada sobre as alterações climáticas da autoria de Bruno Pinto, Penin Loureiro e Quico Nogueira, intitulada de «Grande Reportagem - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal», patrocinada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Irá, também, ser realizado o recenseamento das árvores existentes no espaço público municipal (numa primeira fase, no perímetro urbano, posteriormente, no espaço rural), a fim de se proceder à sua georeferenciação, caracterização morfológica e dados sobre captação anual de CO2. Serão ainda identificados os espaços verdes que carecem de novas adaptações face às medidas de mitigação que seja possível implementar (alteração de cobertos verdes) e serão revistas as zonas verdes (nomeadamente, o separador da avenida Andrade Corvo) com a implementação de novos conceitos amigos do ambiente. Em complemento, será reforçada a captação de água para regas de espaços verdes e proceder-se-á à substituição para luminárias de menor consumo na iluminação pública.

Dados recentes, divulgados pelo IPMA, indicam que desde 1950, as temperaturas médias da nossa região continuam a subir 0,2 graus por década, apontando para que a este ritmo a cada 50 anos, a temperatura média aumente mais de um grau celsius.  Soma-se a esta realidade o facto de a precipitação estar a diminuir ao ritmo de 40 milímetros por m2 por década, agravando os cenários de secas.

O combate às alterações climáticas, conforme definiu António Guterres, Secretário-Geral da ONU, “é o combate das nossas vidas!”. Portugal tem feito assinaláveis progressos nesta matéria, conforme dados publicados na semana passada pelo Eurostat, sendo o país da Europa que registou a maior quebra das emissões de CO2 provenientes de combustíveis fósseis. Uma redução de 9%, três vezes superior à média europeia de 2,6%, de 2017 para 2018.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design