Home »
16 AGO 2019
A greve não acaba? Abarca dá-lhe 12 dicas úteis para poupar combustível
Por Jornal Abarca

A greve dos motoristas começou no dia 12 de Agosto obrigando o Governo a executar a requisição civil. Sem fim à vista, e em tempo de férias, muitos portugueses começam a desesperar na gestão e no acesso ao combustível. Abarca deixa-lhe aqui 12 dicas úteis para poupar combustível no seu dia a dia. Em tempo de greve, são para levar em conta:

1 – ABASTEÇA PELA FRESCA
Um dos truques mais famosos para fazer render o combustível é a hora de abastecer o carro. O ideal é fazê-lo de manhã ou à noite, ou seja, às horas mais frescas. Isto porque os depósitos dos postos de combustível estão debaixo do solo e, em alturas do dia em que a temperatura é mais baixa a densidade é menor fazendo com que pelo mesmo preço consiga colocar mais combustível no depósito do carro.

2 – DEVAGAR RENDE MAIS
Ao abastecer o seu carro pressione com pouca força a pistola de forma a que o combustível corra devagar. Isto porque quanto mais apertar a pistola, mais vapor entrará no depósito, ocupando espaço que poderia ser para combustível.

3 – DEPÓSITO CHEIO
Ou, pelo menos, sempre a meio. Não há necessidade de ficar horas na fila para atestar o depósito com medo de que o combustível não chegue para si, mas convém nunca deixar que o depósito ande abaixo de meio porque quando isso acontece há mais ar misturado com o combustível fazendo com que este se vá evaporando.

4 – CONDUZA COMO LHE ENSINARAM
Nada como conduzir respeitando os limites de velocidade. Além da questão da segurança, o seu estilo de condução influencia o consumo do seu veículo. Tente andar dentro dos limites estabelecidos por lei, evitar mudanças de velocidade repentinas e mantenha a distância de segurança aconselhada para evitar travagens bruscas.

5 – DESLIGUE O CARRO
Já pensou que há uma razão lógica para os fabricantes de automóveis terem inventado o sistema “Start & Stop”? Pois bem, mesmo que não tenha este sistema no seu carro, nunca o deixe ligado enquanto vai tratar das suas tarefas, ou mesmo quando há paragens curtas, como num semáforo ou numa linha de comboio. O motor do carro gasta mais em 10 segundos ao ralenti do que quando o desliga e o volta a ligar.

6 – NÃO HÁ LUGAR PERFEITO
Quem é que nunca andou às voltas num parque de estacionamento ou à porta de casa à procura do lugar perfeito? Esse é um erro crasso. Estacione assim que vir um lugar, nem que tenha de andar um pouco mais a pé. Não faz mal nenhum e enquanto procura o lugar perfeito está a gastar combustível que lhe pode ser precioso.

7 – O MELHOR A/C É O VIDRO ABERTO
Bem, isso pode não ser totalmente verdade, mas o verão até nem está muito quente. Por isso aproveite e, em vez de abusar do sistema de ar condicionado do carro, abra as janelas, respire ar puro e aproveite o vento fresco que entra pelas janelas. Pode ser uma acção determinante para fazer render o combustível no seu depósito.

8 – VERIFIQUE OS PNEUS
Pode parecer uma sugestão completamente aleatória, mas a verdade é que pneus vazios aumentam o consumo de combustível. Logo, antes de viajar, confira a pressão dos seus pneus.

9 – LEVE APENAS O ESSENCIAL
Se é daquelas pessoas que anda sempre com metade da casa atrás de si no carro, esta é uma boa oportunidade para mudar esse hábito. Sobretudo com cargas pesadas! Estudos apontam que por cada 50 quilos de peso a mais no veículo o consumo de combustível pode aumentar até cerca de 3%.

10 – VÁ DIRECTO AO ASSUNTO
Queremos dizer que andar às voltas é uma das principais causas de desperdício de combustível. Por isso, o ideal é planear bem a sua rota antes de sair de casa. Se tiver um sistema de GPS no carro ou no telemóvel, utilize-o.

11 – FAÇA TUDO DE UMA VEZ
Tem de ir às compras, aos correios e não passa sem beber o café depois de almoço? Em vez de várias viagens, planeie as suas tarefas antecipadamente e faça tudo na mesma viagem.

12 – PARTILHE O VEÍCULO
A melhor forma de poupar é mesmo… não usar! Ainda assim, não queremos ser radicais. Mas, se o puder fazer, porque não? Vai à praia com os amigos? Vai trabalhar para o mesmo sítio que o vizinho? Tem uma paragem de autocarro à porta de casa que o deixa à porta do centro de saúde? Porque não utilizar os transportes públicos ou partilhar carro? Além de poupar combustível ajuda o ambiente.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design