Home »
05 SET 2019
Tramagal - Museu da MDF representa Portugal em conferência mundial
Por Jornal Abarca

O Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, distinguido em 2018 com o Prémio Museu do Ano pelo Associação Portuguesa de Museologia (APOM) irá representar Portugal “The Best in Heritage” deste ano, conferência mundial que se realiza em Dubrovnik, na Croácia, de 25 a 27 de setembro. O museu tramagalense será acompanhado pelo Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova.

Inaugurado no Tramagal a 1 de maio de 2017, o Museu MDF conta uma história com mais de um século, desde o dia em que Eduardo Duarte Ferreira ergueu a primeira forja, em 1879, e a data da extinção da Metalúrgica Duarte Ferreira, em 1997, contando com espaços expositivos e documentais daquela que foi uma das principais empresas metalúrgicas do país.

Esta conferência, promovida conjuntamente pela Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana, irá atribuir o Prémio “Heritage in Motion”  que distingue os melhores projetos multimédia que mostram, de forma criativa e inovadora, a herança cultural da Europa, chamando a atenção para o valor do património cultural e natural. “The Best in Heritage” acontece sob a égide do ICOM – Conselho Internacional de Museus e a federação para o património cultural Europa Nostra.

Os projectos nacionais estão entre os mais de 40 premiados convidados a partilhar experiências no âmbito da inovação e eficácia na preservação e comunicação do património, entre eles o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (Brasil), o Museum of Contemporary Art Chicag: SPACE (School Partnership for Art and Civic Engagement), dos Estados Unidos, o EMMA – Espoo Museum of Modern Art (Finlândia), ou o State Museum of History of GULAG, em Moscovo (Rússia).

Estarão presentes na conferência o vereador da cultura da autarquia de Abrantes, Luís Dias , e Lígia Marques, museóloga e técnica que desempenha funções no Museu da MDF.

Museu do Sicó 
Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conímbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal. O espaço museulógico recebe cerca de 90 mil visitantes por ano e nos seus 1200 metros quadrados de exposição, conta com 11 salas multimédia, um túnel do tempo e 33 aplicações interativas e auditório, além de um pátio com espelho de água. 

O Museu integra a área das Terras de Sicó, um conjunto de concelhos atravessados pela serra de Sicó, nomeadamente Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design