Home »
04 NOV 2019
Tramagal - Mitsubishi distinguida pela Nersant
Por Jornal Abarca

A Mitsubishi Fuso Trucks Europe, do Tramagal, foi galardoada pela NERSANT como uma das empresas do ano em 2018, na categoria de “Empresa Mais Exportadora”, na cerimónia “Galardão Empresa do Ano 2018”, organizada em parceria com o jornal O Mirante.

Onze mil veículos são produzidos anualmente na fábrica Mitsubishi Fuso, no Tramagal, concelho de Abrantes. A única fábrica da marca japonesa na Europa exporta o modelo Canter para o velho continente, mas também para Marrocos, Turquia e Estados Unidos. Em 2018, o volume de faturação ascendeu aos 220 milhões de euros.
 
Prestes a celebrar 40 anos de actividade no país, a Mitsubishi Fuso, que emprega 440 trabalhadores, quer afirmar-se como um centro de competência na produção de veículos comerciais eléctricos, tendo no horizonte o alargamento a outros modelos da produção da Canter eléctrica, que deve entrar no mercado até início de 2021, como Jorge Rosa disse em entrevista ao abarca em 2018. Um objectivo que além de confirmar a posição pioneira da Mitsubishi em preocupações ambientais poderá proteger a empresa das flutuações da economia internacional.
 
Jorge Rosa, nessa entrevista ao abarca, afirmava que “a mobilidade eléctrica é algo inevitável (…) Quase todas as marcas já apresentaram a sua solução eléctrica para camiões de baixa e média tonelagem. Nós fomos pioneiros e disso temos de nos orgulhar”, sublinhando que “esta unidade industrial tem sido considerada um valor acrescentado para o grupo” japonês.
 
O evento decorreu em Fátima com a presença de largas dezenas de empresários, que se juntaram à iniciativa, que tem como objectivo distinguir as melhores performances empresariais de cada ano. Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, também esteve presente no evento, que elogiou os empresários da região: “Se estamos num momento bom da nossa economia é devido aos empresários, dos quais esta sala é um magnífico evento”. E continuou: “nunca me canso de estar com empresários. Tendo sido a minha vida profissional passada, sempre me estive ao serviço das empresas e continuo o fazê-lo”.
 
Olhar para a região como exemplo de dinamismo
Maria Salomé Rafael, Presidente da Direcção da NERSANT, enalteceu o dinamismo das empresas da região, que têm vindo a apostar em novos mercados, e que se reflecte num crescimento consistente das exportações regionais, acompanhando a tendência nacional. O dinamismo económico do distrito é também visível através do número de empresas criadas nos últimos quatro anos, 4873, das quais 3784 foram sociedades.
 
“A NERSANT tem sido pioneira no apoio às empresas na transição para a Indústria 4.0 e para uma maior integração da digitalização em todos os processos produtivos. Estamos a trabalhar com grandes empresas da região nesta matéria, apoiando projetos de investigação e inovação” afirmou.
 
A presidente da NERSANT referiu-se também a alguns dos assuntos que preocupam bastante os empresários, como a formação e qualificação dos activos, a recapitalização das empresas e a melhoria das condições de financiamento ou a necessidade da adaptação da legislação laboral: “Está em curso uma revolução tecnológica, que afecta o mundo do trabalho e que nos obriga a repensar em determinadas questões como o tipo de emprego e profissões que teremos no futuro, assim como questões relacionadas como mobilidade e remunerações”. Salomé Rafael alertou que “deve existir uma relação de confiança entre empresas e os seus colaboradores, que permita uma negociação directa entre as partes”.
 
A Lisoter, empresa de Ourém criada em 2004 dedicada à manutenção e construção eléctrica, montagem de andaimes e isolamentos térmicos de tubagens recebeu o prémio de “Empresa do Ano 2018”. A cerimónia distinguiu ainda as empresas com melhores performances económico-financeiras em 2018, nas vertentes Melhor Microempresa, Melhor PME. A Microempresa do ano foi a Avitrata, e a Melhor PME, foi atribuída à Manergy.
 
Foram também premiados Manuel Vargas, do Restaurante Oh! Vargas, e Tiago Soares Lopes do Ginásio Fitness Factory (Jovem Empresário); Paulo Borrego, da Leonor Borrego & Irmão (Mulher Empresário); António Jaime Carvalho da Autogirar (Carreira Empresarial); e a Nobre Alimentação (Maior Crescimento na Exportação). 
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design