Home »
05 MAR 2020
Uma Mesa Portuguesa, Com Certeza!
Por Jornal Abarca

Voltaram os festivais gastronómicos aos nossos restaurantes e fazem as delícias dos visitantes. Do peixe do rio ao azeite passando pelas ervas aromáticas ou o cogumelo, são vários os actrativos da região.

“Numa casa portuguesa fica bem / Pão e vinho sobre a mesa”, assim começa a famosa canção de Amália Rodrigues, que retrata o modo de viver dos portugueses, um povo que gosta de comer e de servir bem quem nos visita e, nesse contexto, a nossa região é um dos melhores exemplos. Passadas as festividades de ano novo, começam logo a ser preparados os primeiros festivais gastronómicos do ano, e são muitos. Este mês Mação, Vila Nova da Barquinha, Tomar, Vila de Rei, Alcanena, ou a Parreira (Chamusca) convidam-no a provas as suas iguarias. Deixamos aqui um retrato do que pode encontrar e petiscar um pouco por toda a região.
 
A lampreia e o sável
O Festival da Lampreia é já uma tradição no concelho de Mação. Até dia 12 de Abril, oito restaurantes vão acolher mais uma edição desta festividade.
 
O arroz de lampreia de Mação é sobejamente reconhecido pela forma única e especial como é confeccionado: o arroz é feito com o sangue da lampreia e servido separado da mesma, oferecendo sabores inconfundíveis. A história de Mação cruza-se invariavelmente com a deste peixe, sobretudo na freguesia de Ortiga.
 
Para ajudar os restaurantes aderentes, a Câmara Municipal entregará a cada espaço um conjunto de produtos típicos do concelho, como o azeite, a azeitona ou o mel, para que as pessoas possam provar. Neste sentido, a Amarmação tem expositores nos restaurantes com produtos para venda.
 
A lampreia será rainha, até ao final do festival, nos seguintes restaurantes: Avenida (Pica Fino), A Recta, Churrasqueira Norberto e O Godinho em Mação; A Lena e O Bigodes em Ortiga; Solar do Moinho em Cardigos; e Café Cristo em Envedos.
 
Em Tomar também se celebra a lampreia. Até ao dia 29 de Março decorrerá a XXI Mostra da Lampreia, que visa contribuir para a divulgação do património gastronómico de Tomar. Durante o seu período de realização os espaços aderentes terão pratos confeccionados com lampreia à disposição dos seus clientes aos fins de semana.
 
Esses espaços são os restaurantes Bela Vista, Ginjinha, Infante, Lúria, Marisqueira de Tomar, Manjar dos Templários, Nabão, Ninho do Falcão e Picadeiro, e as pastelarias Doçaria Estrelas de Tomar, Padaria Rosa, Pic-Nic São João, A Rosa – Café dos Artistas, Pic-Nic Alameda, Pimpinela, Templária e Tropical, em Tomar. O restaurante Almourol, em Tancos, também adere a este evento. O que nos leva a viajar até ao concelho de Vila Nova da Barquinha, onde decorrerá até 29 de Março o XXVI Mês do Sável e da Lampreia, uma “mostra gastronómica que tem como principal objectivo promover a cozinha típica e tradicional do concelho de Vila Nova da Barquinha”.
 
Banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão – a Barquinha encontra no peixe do rio a sua principal inspiração culinária, oferecendo-nos maravilhas como a açorda de sável e arroz de lampreia, rainhas até final de Março nos restaurantes Almourol, Chico, Loreto, Soltejo, Stop, Tasquinha da Adélia e Trindade.
 
Promovendo a aposta no turismo templário, o município decidiu premiar os visitantes durante o evento: “ao provar estes pratos, os visitantes ganham bilhetes para passeios de barco ao Castelo de Almourol e visitas ao Centro de Interpretação Templário (1 bilhete por dose, sendo a promoção válida apenas ao fim-de-semana)”, refere a autarquia.
 
A Lampreia é também rainha no município de Gavião até 29 de Março, onde irá decorrer o Mês da Lampreia. A ideia passa por promover a gastronomia local, através de um dos pratos mais conhecidos e tradicionais do concelho, o arroz de lampreia.
 
A autarquia oferece aos clientes dos restaurantes aderentes na prova do prato bilhetes para visitar os vários núcleos museológicos do concelhos como o Castelo de Belver, o Museu do Sabão ou o Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias).
 
Os restaurantes aderentes são o Sabores de Guidintesta, O Dente Leve, Pizzaria Alentejana, O Castelo, O Alamal, O Manel e O Moinho.
 
O azeite, o bacalhau as ervas aromáticas e os cogumelos
Nem só de peixe do rio se faz a típica mesa ribatejana.
 
Em Vila de Rei volta a celebrar-se, entre 28 de Março e 05 de Abril, o Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite. É a décima terceira edição do certame que este ano contará com a presença de nomes da cozinha nacional como Chefe Silva e Filipa Vacondeus.
 
O festival pretende celebrar a cozinha tradicional portuguesa, evocando para isso o bacalhau, um prato único nas nossas receitas e, também, promover os produtos de Vila de Rei, onde se destaca o azeite.
 
Os estabelecimentos aderentes são o Vilarregense Hotel, Churrasqueira Central, O Cobra, O Eléctrico, Tasquinha da Vila, Toca do Coelho, Vila Pizza, Zaboeira Restaurante, Tasco d’el Rei e Cantinho da Sorte.
 
O azeite é , de facto, um dos mais ricos condimentos de uma região pincelada por oliveiras ao longo da sua paisagem.
 
Em Alcanena, de 19 a 22 de Março, irá decorrer o VII Festival Gastronómico do Azeite e das Ervas Aromáticas. O município assume este como um “desafio de divulgar alguns dos sabores mais peculiares desta região, associados à cozinha tradicional e popular das gentes das serras, de Aire e Candeeiros” e “onde encontramos, ainda, antigos sabores, herdados da arte culinária de uma mesa que, sendo pobre, substituiu a variedade pela imaginação”.
 
Poderá saborear alguns destes aromas nos seguintes estabelecimentos: restaurantes A Praça, Bulldega, O Cantinho do Tóino e pastelarias Broa de Mel, Flor do Campo, Gena e Renault em Alcanena; O Mal Cozinhado em Monsanto; O Patanisca Dourada na Raposeira; Peneda’s e Retiro dos Pacatos no Malhou; Pizzaria Vieira e Tasquinha da Feira na Serra de Santo António; Simões no Vale Alto; Tertúlia du Gaivoto na Louriceira; e na pastelaria Avó Olinda em Minde.
 
Na Parreira, concelho da Chamusca, de 6 a 8 de Março, decorre a IV edição do Festival do Cogumelo da Parreira que junta gastronomia, petiscos, animação musical, cozinha ao vivo, passeios e workshops científicos, exposição de produtores e de agentes económicos do sector.
 
Estarão no evento Bárbara Taborda, concorrente do Masterchef Portugal, a 8 de Março, e Nuno Bergonse, jurado do mesmo concurso, no dia anterior. A animação musical também está garantida com o concerto de Quim Barreiros no dia 8 de Março. Antes disso, Miguel Azevedo e Banda actuam no primeiro dia do evento e a 7 de Março sobe ao palco Merche Romero e a banda Átoa.
 
Joana Policarpo, da UF de Parreira e Chouro, explica que “o evento nasceu com o objectivo de promover um produto típico do concelho e que tem um peso relevante na economia local da freguesia da Parreira”. O certame decorre no recinto de festas da Parreira.
 
 
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design