Home »
30 ABR 2020
Alcanena - Caixa Solidária retirada "por ordem da Câmara"
Por Jornal Abarca

Foi retirada hoje do Jardim da Praça 8 de Maio, espaço em frente ao edifício da Câmara Municipal de Alcanena, a Caixa Solidária ali colocada na quarta-feira, dia 28 de Abril, e destinada à recolha de alimentos para os mais desfavorecidos nesta altura de crise.

Um dos mentores do projecto “Nós vamos por si” explicou a situação: “A caixa foi retirada por ordem da Câmara Municipal de Alcanena, com a justificação de que o Jardim 8 de Maio é propriedade gerida pela autarquia e assim entenderam que a Caixa Solidária é uma coisa fútil para estar ali ou que estaria a prejudicar”, diz António Abreu.

Palavras que vão de encontro à justificação dada por um membro da autarquia ao abarca. Contactado pelo nosso jornal, Óscar Pires, do Gabinete de Apoio à Presidência, lembra que aquele é um “espaço público gerido pela Câmara Municipal de Alcanena” e por isso “qualquer coisa que se coloque tem de ser comunicado à entidade que gere o espaço”.

António Abreu mostra-se indignado e revela que “neste momento a caixa está retida pela Câmara Municipal de Alcanena com alimentos que já tinham sido lá colocados”, diz. “Mesmo após vários telefonemas em que pedíamos para ir buscar a caixa, insistiram para enviarmos e-mail”. António diz que a mensagem por correio electrónico já foi enviada mas ainda aguarda resposta. João Campos, também do projecto “Nós vamos por si”, lamenta que, deste modo, “vamos ter de esperar pela resposta a um e-mail para começarmos a iniciativa e podermos ajudar a população mais necessitada”.

Os jovens mostram-se perplexos com esta decisão. António sente “injustiça” porque “de todas as coisas que podiam implicar foram fazê-lo com uma caixa cujo objectivo é ajudar os outros”. João Campos sublinha “ que este é o primeiro local em que nos fazem isto”, diz frustrado. Para António esta é uma decisão “presunçosa” por parte da autarquia: “Não faz sentido nenhum”. Sublinha que “nada disto aconteceu em Torres Novas”. João promete, ainda, que a caixa “será reposta apenas quando a autorização for dada, que não sabemos quando será”.

Óscar Pires remeteu mais esclarecimentos “por outra via”, nomeadamente e-mail, para a Presidente da Câmara Municipal, Fernanda Asseiceira. O jornal abarca já fez as questões que considera necessárias responder aguardando resposta da edil.

A Caixa Solidária é um projecto comunitário que pretende ajudar os mais necessitados protegendo o anonimato. São colocadas caixas em locais públicos e o lema é “Leve o que quiser, deixe o que puder”. Este projecto tem estado a decorrer em Torres Novas e foi alargado esta semana a Alcanena. Agora, está interrompido na “Capital da Pele”.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design