Home »
01 MAI 2020
REPORTAGEM - Ricardo Jorge e a Pneumónica
Por Jornal Abarca
A 9 de Maio completaria 162 anos e, pela sua acção durante a pandemia da Gripe Espanhola, o seu nome tem sido muito recordado nos últimos dias. Afinal, qual é o legado de Ricardo Jorge? O que podemos aproveitar para combater a Covid-19? Recorde uma das grandes figuras da medicina em Portugal.
 
Quando em 1918 surgiu a Gripe Espanhola, ou Pneumónica, Ricardo Jorge era já um médico conceituado em Portugal sobretudo pela sua actuação durante a crise da peste bubónica no Porto, cerca de vinte anos antes. (...)
 
Ainda assim, as suas recomendações para eliminar a peste, como o isolamento social e a desinfecção de espaços, nomeadamente casas, não foram bem recebidas pela população. De tal modo que o médico foi escorraçado da sua cidade natal e foi viver para Lisboa. Em 1918 era Director Geral da Saúde e foi de sua responsabilidade a organização da luta contra a Gripe Espanhola. As suas medidas foram vistas como inovadoras e nem sempre foram bem recebidas. Mas os resultados positivos fizeram de Ricardo Jorge um ícone na medicina em Portugal. (...)
 
“O seu trabalho inovador foi mal entendido na época. Mas evitou grandes catástrofes”, disse Fernando Almeida, presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. São, assim, muitas as vozes que têm lembrado o nome de Ricardo Jorge devido às medidas tomadas para evitar a propagação do contágio do vírus. (...)
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design