Home »
18 MAI 2020
ABRANTES - Câmara isenta estabelecimentos do pagamento das taxas de esplanadas
Por Jornal Abarca

A Câmara de Abrantes vai isentar todos os estabelecimentos de restauração (cafés e restaurantes) do pagamento das taxas de esplanadas e autorizar o aumento da área desses espaços ao ar livre.

A medida visa, por um lado, minimizar os prejuízos causados durante o encerramento destes estabelecimentos, determinado pelo Governo no âmbito da pandemia da COVID-19, e, por outro, para facilitar o cumprimento das regras de distanciamento social.

No caso em que os empresários já tenham procedido ao pagamento anual destas taxas, serão restituídos os valores já pagos de todo o ano de 2020.

Apesar da isenção das taxas associadas, nos casos de aumento da área da esplanada ou criação de nova terá sempre de ser efectuada a comunicação da ocupação de novo espaço, no Balcão do Empreendedor ou no espaço de Atendimento Geral da Câmara Municipal.

Será permitida a instalação de esplanada em área superior à fachada do respetivo estabelecimento sempre que os proprietários do prédio contiguo o autorizem (até agora só podia ser em frente à própria fachada), não sendo necessário efectuar prova da autorização dos proprietários do prédio contiguo, embora os proprietários devam proceder aos pedidos de autorização.

Sempre que exista algum tipo de reclamação, por parte do proprietário do prédio contiguo, o proprietário do estabelecimento fica obrigado a instalar a esplanada na zona contígua à fachada do respectivo estabelecimento.

Relativamente às esplanadas no Centro Histórico de Abrantes, no caso de ruptura de stock de mobiliário urbano (mesas, cadeiras, guarda-vento e chapéus de sol) podem os proprietários instalar outro tipo de mobiliário, sendo que todas as intervenções devem ser comunicadas à Câmara Municipal para prévia aprovação.

Por forma garantir o distanciamento recomendado pela Direção-Geral de Saúde, devem os proprietários dos estabelecimentos garantir um corredor para peões de largura igual ou superior a 2 m.

Estas medidas irão vigorar até final do ano de 2020 num esforço da autarquia de Abrantes como estímulo à economia local.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design