Home »
31 JUL 2020
REPORTAGEM - Museu Nacional Ferroviário: A Catedral do Entroncamento
Por Jornal Abarca

"Todas as entidades ferroviárias, políticas e regionais têm de olhar para o fantástico museu que temos e fazer dele um dos melhores projetos de desenvolvimento do Ribatejo”, defende João Paulo Marques.

É um lugar majestoso, com um impressionante acervo de material circulante e espantoso para muitos dos seus visitantes. E é também um sítio de afetos e de memórias. Quando saímos de lá já não somos os mesmos, há um encantamento estranho que sai connosco depois deste reencontro com a recordação de muitas viagens, a emoção de algumas histórias passadas e que ali se acordam, e depois porque este museu se não é uma catedral gótica, é pelo menos, com a sua imponência, um templo ao grande tempo da revolução industrial. Não tem a imponência medieval que esmaga e subjuga da Catedral de Notre-Dame de Chartres, mas mora nele toda a força de uma arqueologia industrial ainda tão próxima que lhe podemos tocar com os dedos, e sobretudo com a memória afetiva de coisas que ainda partilhamos com ela. (...)

João Paulo Marques, que mantém aos 49 anos o mesmo entusiasmo e fascínio pelos comboios que já tinha precocemente na sua infância passada na Amadora, é um rosto carismático e reconhecido por todos os que visitam o museu. É ele quem acompanha e orienta a visita por entre todas aquelas locomotivas, automotoras, carruagens e material não circulante que o museu expõe, e sobre cada peça parece ter uma história para contar e um detalhe que pode dar para descobrir um mundo novo. (...)

“Eu ajudei a restaurar tudo e mais alguma coisa, incluindo o Comboio Presidencial, a automotora holandesa Alan (da década de 1950) e a miniatura da locomotiva Pacific. Descobri coisas que nem eu próprio sabia que sabia fazer. Tudo passava pelas nossas mãos, e a partir de 2015, como fui aperfeiçoando os contactos com os visitantes, passei a integrar a equipa de atendimento ao público”, refere. (...)

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design