Home »
08 OCT 2020
REPORTAGEM - "Somos todos Carminho"
Por Jornal Abarca

Carminho nasceu sem qualquer complicação mas com apenas cinco meses foi-lhe diagnosticado Síndrome de West, uma forma de epilepsia. A mãe, Liliana, tudo tem feito para melhorar a qualidade de vida da criança. Agora precisa de mais de cinco mil euros para realizar um tratamento.

A manifestação da doença surgiu de forma progressiva, com espasmos esporádicos, até que aumentaram consideravelmente: “Chegou a ter vinte por dia”. Por considerar, desde o início, um sintoma anormal, preparou-se e a certa altura “consegui filmar um dos ataques”. Foi com essa prova que se apresentou nas urgências do hospital, em Torres Novas, sendo imediatamente reencaminhada para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. “A pediatra em Torres Novas disse logo que era um problema neurológico”, algo que fez estremecer o mundo de Liliana, de 32 anos, enfermeira na empresa NephroCare. “Puxaram-me o tapete debaixo dos pés”, diz. “De um momento para o outro passei de ter uma filha ‘normal’ para uma em estado vegetal, que foi como ela ficou na altura”, lamenta. Sem nunca perder o sorriso que a faz ir à luta, admite que “foi muito duro”. Ainda assim, reconhece que “ser enfermeira ajudou-me porque acabo por encarar algumas coisas pela parte técnica e não pela vertente sentimental” (...)

Actualmente os esforços estão centrados em angariar fundos que permitam a Carminho realizar um tratamento na clínica Terapia ao Quadrado, em Torres Novas. A Pediasuit “é um tratamento intensivo, com duração de quatro semanas, em que são realizadas quatro horas diárias de exercícios associados ao uso de um fato terapêutico e ortopédico, que irá promover um ajuste biomecânico no paciente”, explica Andreia Monteiro, fisioterapeuta. (...)

O problema, lamenta Liliana, são os custos do tratamento: “5585 euros, sem comparticipação”. Deixa sair um sorriso como quem disfarça a angústia, volta a olhar a filha e fica o silêncio. Daqueles que dizem tudo o que vai no pensamento. (...)

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design