Home »
22 OCT 2020
Nações Unidas criam projecto contra partilha de notícias falsas
Por Jornal Abarca
Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images

As Nações Unidas lançaram a campanha PAUSE que de um modo pedagógico incentiva os internautas a pararem para pensar antes de compartilhar uma notícia que pode ser potencialmente falsa, com o objectivo de combater a desinformação.

A campanha foi lançada precisamente sob o mote “pensar antes de compartilhar” para alertar os internautas de que “um pequeno compartilhamento pode ter consequências graves”. As Nações Unidas estão cientes de que “as coisas que compartilhamos online podem-se alastrar como um incêndio, e um simples compartilhamento pode ter consequências graves”.

Os autores da campanha mostram-se cientes dos novos tempos que vivemos e da “necessidade de nos sentirmos conectados” e da vontade de “compartilhar coisas uns com os outros”. Ainda assim, todo o cuidado é necessário porque essas partilhas “podem ter grandes consequências”. O projecto identificou que, actualmente, a desinformação está a prejudicar “a nossa economia, saúde, e a sociedade em geral”, algo que “pode custar vidas” numa época de pandemia.

A desinformação é, assim, um obstáculo para “resolver as questões mais urgentes do mundo, como as condições climáticas, a pandemia da Covid-19, a luta por justiça social” e isso só se resolve “trabalhando em conjunto”. Porque, reconhecem os autores da iniciativa, “a desinformação está em todo o lugar” com o objectivo ardioloso “de se apropriar das nossas emoções, explorar as nossas inclinações mentais e brincar com as nossas fraquezas”.

Deste modo, as Nações Unidas apelam a que os internautas dêem três passos antes de compartilhar informação na internet, quase como se se tratasse de atravessar uma linha ferroviária: pause, pense e compartilhe. Pause de modo a “interromper a sua resposta emocional”; Pense para “activar o pensamento crítico”; e, aí sim, Compartilhe de forma consciente.

Em Portugal está associada a este projecto a plataforma de verificação de factos Polígrafo.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design